[19:08, 17/11/2021] Jorge Alfredo: XVII Panorama Coisa de Cinema vai homenagear Riachão em encerramento
Para lembrar o centenário do sambista baiano Riachão,
Morto aos 99 anos em março do ano passado, o o sambista baiano Riachão vai ganhar homenagem dupla em Salvador e Brasília. Na capital baiana o XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema vai exibir no seu encerramento, dia 8 de dezembro, o documentário ‘Samba Riachão’, em horário a definir. A sessão vai contar com a presença do diretor do filme, Jorge Alfredo, que conversará com o público ao final. E no dia 13 de dezembro, Samba Riachão será exibido na Mostra “Memória e Linguagens”, do Festival de Brasília. Jorge Alfredo participa de um debate on line das 15 às 17 horas. “Estou muito feliz! 20 anos de Samba Riachão não poderia passar em branco” comentou Jorge.
Riachão completaria 100 anos no último domingo, 14. Produzido há 20 anos, o documentário apresenta a trajetória de Riachão, como era conhecido o sambista Clementino Rodrigues, dimensionando o papel central do samba na música popular brasileira.
O filme traz depoimentos de Dorival Caymmi, Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Armandinho, Bule Bule, Dona Edith do Prato, Chula de São Brás, Gerônimo e outros artistas nacionais.
O XVII Panorama acontecerá no Cine Metha – Glauber Rocha, em frente à Praça Castro Alves, em Salvador, e também pelo site panorama.coisadecinema.com.br entre os dias 1º e 8 de dezembro. O festival conta com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.