Prima do cantor Milton Nascimento Wilma escolheu a Bahia como sua segunda casa
Apesar de ter nascido no Rio de janeiro, Milton Nascimento, ou Bituca como também é chamado, foi criado por uma família mineira e é considerado o grande artista de Minas Gerais e do Brasil. Aos 79 anos, completados semana passada, ele anunciou que vai se “aposentar” dos palcos em 2022 quando completa 80 anos.
Junto com ele, outros três artistas fundamentais na chamada MPB também ficarão octogenário a exemplo de Paulinho da Viola e os baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil. Especialmente com os dois últimos Milton tem uma relação de irmandade. Já fez trabalho com Caetano e gravou um disco que resultou em show com Gilberto Gil. Sem falar que Gal Costa está estreando um novo show só com suas músicas.
Como se vê Milton e os baianos têm uma relação quase umbilical. Apesar de não vir com frequência à Boa Terra ele mantém os laços de Minas com a Bahia através de sua prima Vilma Nascimento nascida em Juiz de Fora, Minas Gerais. Morando há mais de 35 anos em Salvador e casada com o jornalista paulista Jari Cardoso, outro que também escolheu a Bahia para viver, ela é uma espécie de elo entre o compositor e a terra dos orixás. Sempre que vem a Salvador, Vilma o recebe e faz as honras da casa.
Mas ela não é apenas a prima de Milton, apesar de muita gente nem imaginar que, aquela mulher simpática, alto astral que mora no bairro de Pernambués, tem parentesco com um ídolo da MPB. E Vilma mantém-se discreta. Quer saber mais sobre Vilma e seu primo famoso? Leia o Baú do Marrom no CORREIO online.
Foto: Vilma e Milton Nascimento (Acervo Pessoal de Vilma Nascimento)