Graciliano Ramos, grande amigo de Jorge Amado. será o homenageado da edição 2021 da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ que acontece de 17 a 21 de novembro. Para garantir a segurança de todos que participarem da festa literária os realizadores do evento se encontrarão nesta terça-feira, 19 de outubro, às 9h, no Casarão 17, no Terreiro de Jesus, com representantes das diversas secretarias municipais que possam atuar diretamente na FLIPELÔ. O objetivo é apresentar a festa literária de maneira geral, explicar o formato e solicitar o apoio de cada uma das secretarias, especialmente quanto aos protocolos sanitários e de logística de recepção de público que serão necessários e adotados.
Realização conjunta da Fundação Casa de Jorge Amado com o Sesc, a FLIPELÔ 2021 promove nesta edição, de forma híbrida e gratuita, uma ampla programação virtual e presencial, para pessoas de todas as idades. A Festa, que enaltece a literatura, beneficiará diretamente a comunidade do Pelourinho contribuindo para o fomento do comércio local, o turismo e as atividades produtivas de todo o sítio histórico, além de movimentar e promover o mundo da literatura.
Durante o evento serão realizadas mesas de debates presenciais que contarão com a transmissão em tempo real no canal e redes socais do evento, com escritores internacionais do Equador, México, Porto Rico, Angola, São Tomé e Príncipe e Moçambique, com escritores que representam as diversas regiões do país e uma presença importante de escritores vindos do interior da Bahia. Na Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho será instalado um painel de LED que funcionará como uma central de transmissão, onde o público poderá assistir o que está sendo exibido no canal da FLIPELÔ em tempo real.
Todos os eventos que acontecerem em espaços culturais públicos ou privados terão o acesso condicionado ao passaporte de vacina, com comprovação das duas doses. Será exigido o uso de máscaras e a temperatura será aferida. Um apoio significativo está sendo programado para possibilitar a acessibilidade a portadores de deficiências. A maior parte dos eventos terá áudio-descrição e tradução de libras.
Foto: Pelourinho (Leto Carvalho – Divulgação)