De Belém do Pará quem manda notícias é o querido amigo Anselmo Duarte Jr. filho do grande cineasta Anselmo Duarte e da atriz Ilka Soares. Atualmente morando em Natal, Anselmo viveu um tempo em Salvador e ainda mantém laços afetivos com a cidade. Ele faz parte da organização do Festival de Cinema de Alter do Chão desde a sua primeira edição. E este ano ele manda informar que houve um recorde de inscrições e terá representantes de países de todo o globo. Os filmes selecionados tanto para a Mostra Competitiva quanto para a Mostra Paralela foram divulgados no último dia 12 de outubro, no site do evento: festivaldealterdochao.com.br.
O festival, marcado para ser realizado entre 8 e 12 de dezembro deste ano, tem um total de 97 filmes finalistas nas mostras competitivas, divididos nas categorias de longa-metragem, curta-metragem, documentários, animação e os produzidos com smartphones/celulares. As produções são provenientes de um total de 37 países, incluindo o Brasil.
A Mostra Paralela estará com 103 filmes de 45 países. As produções passeiam por diferentes temas: são 15 filmes sobre a pandemia de coronavírus; 45 de caráter experimental; 14 com temáticas LGBTQIA+; 48 com abordagens de temas ambientais, indígenas e amazônicos; 28 comunitários; 31 infantis; 22 de animação; além de 25 produções das mostras “Retratos Vivos” e “Um Olhar Além”. E uma Mostra Especial do Cinema Francês. O festival traz ainda um recorte de 71 filmes de diretores estreantes, 56 feitos por alunos, 50 realizados por mulheres, além de filmes convidados e uma homenagem ao fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado.
Foto 1 – Sebastião Salgado
Foto 2 – Anselmo Duarte Jr.