Em defesa do Abaeté – Blog do Marrom

Em defesa do Abaeté

Em defesa do Abaeté

 

O Movimento da sociedade civil e povos das religiões de matriz africana estão mobilizados em defesa do Abaeté. No domingo (26), será promovida a ll caminhada em defesa do patrimônio ambiental, cultural e material, com concentração marcada para as 8h, na sereia de Itapuã.
Em manifesto divulgado nas redes sociais- assinado por mãe Cacau de Sogbo, dote Saulo de Sakpata, da comissão do povo de santo e movimentos sociais- os organizadores listam pontos que consideram importantes para a defesa do Abaeté.
Uma das principais reivindicações do movimento é que nenhum projeto de intervenção ou requalificação seja deflagrado na área de proteção ambiental ( Apa) denominada lagoas e dunas do Abaeté sem que antes haja uma ampla discussão com representantes do povo de santo, dos movimentos sociais e da comunidade de Itapuã.
Os organizadores do manifesto reiteram sua indignação com a estação elevatória de esgotos construída em 2020, as margens da lagoa do Abaeté, apesar de amplos protestos. Eles também defendem a agilização do processo de patrimonialização do Abaeté em curso na fundação Gregório de Matos ( FGM). Em parceria com a comunidade, como forma de proteger o santuário ecológico, que também é patrimônio cultural e local sagrado para as religiões de matriz africana.
O movimento reivindica, aínda a realização de novas eleições para o conselho gestor da Apa Lagoas e dunas do Abaeté, para que seja garantida a representações do povo de santo e dos movimentos socioculturais e ambientais da região
Outro ponto importante do manifesto é a exigência de uma ação maís efetiva dos órgãos gestores para garantir rigorosa fiscalização e punição conta as constantes invasões, construções ilegais de condomínios, poços artesianos irregulares, uso inadequado do solo, desrespeito ao zoneamento e demais irregularidades e ações criminosas ocorridas na poligonal da Apa Lagoas e dunas do Abaeté.

Informações:
Mãe Cacau de Sogbo 71.9.8152–6584
Dote Saulo de Sakpata
71.9.9135–3487

Foto da manifestação ano passado: (Pio Filho – Divulgação)