Para marcar os 30 anos do fantástico encontro que aconteceu dia 15 de agosto de 1991 no Central Park em New York, reunindo Paul Simon e Olodum, Jorginho Rodrigues, Vice-presidente executivo do Olodum escreveu o seguinte texto:
“Ainda hoje, exatamente 30 anos depois é uma imagem que nos arrepia. 750 mil pessoas no Central Park em NY, ouviram pela primeira vez a batida do Olodum! E ouviram em seu melhor momento de criação, de expressão e expansão musical! Ali em NY estava o Olodum de Neguinho do Samba, o criador do Samba-reggae, com um jovem time de percussionistas e um grande artista da cena pop mundial, realizando um dos encontros musicais mais importante da nossa história e da música global.
No disco de Paul Simon que a música “The Obvius Child” foi gravada, ele procurava e pesquisava por novos ritmos musicais na América do Sul. Ele Foi à Bahia e, além do Olodum, teve a liberdade de conhecer outros artistas da cena naquela época.
Quando decidiu pela mágica batida do samba-reggae, naquele momento, ele escolheu também levar uma parte importante da cultura do Olodum para o mundo! Foi a nossa primeira grande vitrine internacional e tem sido até hoje uma das principais referências da produção musical e cultural realizada por nós e exportada para os 04 cantos do mundo através dos shows do Olodum! Hoje comemoramos com muita orgulho, alegria e gratidão os 30 anos dessa experiência incrível que vivemos, por um show que marcou a música mundial de várias formas (desde o feat inusitado até o recorde de público ainda não superado por nenhum outro artista no Central Park), pelo início da restauração da Casa do Olodum (o que depois levou à restauração completa do Pelourinho), pela abertura do mercado internacional (são mais de 43 países e milhares de cidades que receberam o nosso show em 30 anos de turnês pelo exterior!) e claro, pelo encontro com o diretor Spike Lee, que anos mais tarde nos colocaria de frente com outro grande nome da música mundial! Mas aí já é outra história…rs!