O mês de agosto é cheio de datas importantes para o Olodum, também conhecido como Afro do Pelô. Não bastassem as mais significativas como os 30 anos da presença de Nelson Mandela na Bahia, quando teve uma recepção histórica, os 30 anos da apresentação impactante no Central Park em New York, ao lado de Paul Simon, o Olodum voltou de novo a ficar em evidência com a bela performance do boxeador baiano e torcedor do Bahia, Hebert Souza.
Ainda antes de ser campeão olímpico, medalha conquistada na madrugada deste sábado (7) de forma espetacular, Hebert entoou para o mundo, depois de um belo triunfo nos ringues, a música gravada pelo Olodum, ‘Madiba’, que é como o grande líder sulafricano Nelson Mandela é conhecido. E sem contar ainda as presenças em Salvador de Spike Lee, Michael Jackson e o próprio Paul Simon.
Nessas minhas andanças pelo mundo, encontrei com o Olodum em diversos eventos. O que mais me impressiona é que sempre, em qualquer lugar que eu vou cobrir eventos, tem alguém com a camisa do Olodum com aquela marca belíssima criada pelo publicitário baiano João Silva. E diga-se que não são apenas brasileiros que moram no exterior a usar orgulhosamente a camisa. Mas Muitos estrangeiros a exibem até como um troféu.
Como aconteceu em 2015, quando o Olodum foi convidado para participar do Brazilian Day de New York, tradicional evento que acontece na semana da Independência do Brasil e que costuma reunir milhões de pessoas ao som dos ritmos brasileiros. E esse ano, cujo tema foi “Ser Brasileiro é Simplesmente Ser”, teve um gostinho especial quando também participou outro representante baiano: o Asa de Águia. Lia matéria completa no CORREIO online.