A partir desta quarta-feira (4) o Teatro Gamboa retoma programação inédita com oficina sobre história da música brasileira e shows online. E começa hoje com a oficina História da Música: o Brasil de 1500 ao Terceiro Milênio, com 8 aulas teóricas e práticas sobre a história da trilha sonora nacional. O projeto é de autoria de Paulo Emílio Barros, músico instrumentista, regente, educador musical e Mestre em Educação Musical pela (UFBA), que vai ministrar as oito aulas, cada uma com 50 minutos de duração, que acontecerão sempre às quartas-feiras, às 17h. Os ingressos para todas as oito aulas da oficina custam R$160, e o conteúdo ficará disponível por 30 dias após o término da última aula.
Antes disso, às 15h, a instrutora Juli de Matos ministra a oficina YoGamboa, que propõe a consciência corporal e respiratória através das práticas de yoga. Juli conduz essas práticas que incluem concentração, respiração, posturas físicas e relaxamento.
Na quinta (05) e sexta-feira (06), às 19h, o duo de violões DuoSense, formado pelos músicos Sérgio Bahia e Júlio Gomes, apresenta o show instrumental Alvorada, com composições próprias e interpretações de clássicos da música brasileira, como Água de Beber (Tom Jobim), Estrada do Sol (Dolores Duran) e Assum Preto (Luiz Gonzaga). A dupla se apresenta junto com o baterista argentino radicado em Salvador, Andrés Cisilino.
Sábado (07), às 19h, Recôncavo e capital se encontram no show Elinas & Riane, que apresenta o trabalho da baixista, multiartista e compositora cachoeirana Riane Mascarenhas e do também músico, multi instrumentista e compositor soteropolitano Elinas. No repertório, os dois apresentam composições originais entre versões especiais de artistas que são referências sonoras para ambos, como Milton Nascimento, Luedji Luna, Gilberto Gil e Edson Gomes.
Finalizando a semana, no domingo (08), às 17h, o cantor baiano Mateus Cedro estreia o show Chegou a Hora, acompanhado do músico Marcos Bezerra. No repertório, o artista presta uma homenagem aos grandes autores e músicos brasileiros e à Música Popular Brasileira. O espetáculo traz 15 canções, entre elas composições de Gonzaguinha, Fernando Brant, Milton Nascimento, Djavan, Alceu Valença, Capinan, entre outros grandes artistas da MPB.
Foto 1 – Yo Gamboa – Juli de Matos
Foto 2 – Elinas e Riane – Haroldo de Deus