Depois de passar uma temporada em Salvador, enquanto aguardava as coisas melhorarem em Paris, onde mora há muitos anos, o baiano Robertinho Chaves retornou a capital francesa para assumir seus compromissos profissionais, entre os quais a realização da Lavage de La Madeleine. Seu retorno também serviu para ele, finalmente, receber a condecoração a que foi jus E nesta quarta-feira (28) reuniu um pequeno grupo de amigos em seu apartamento no chique bairro Le Marais para comemorar o feito com uma boa feijoada e caipirinhas.
Para quem não sabe Robertinho Chaves recebeu, “França 5/21”, uma condecoração do senado Francês por contribuir com as relações entre França, Brasil e América Latina. A medalha foi entregue ao Ex. Sr. Embaixador Luis Fernando Serra.
Entre os projetos realizados na Europa, o produtor protagoniza a lavagem De La Madeleine, que é o maior evento cultural do Brasil na França inspirado nas tradicionais lavagens do Bomfim em Salvador e na lavagem de Nossa Senhora da Purificação que acontece no Recôncavo da Bahía, na cidade de Santo Amaro.
Hoje em dia, Robertinho Chaves vive entre o Brasil e a França. Baiano de Santo Amaro, começou a carreira artística muito cedo e aos 14 anos ganhou seu primeiro festival de música em sua cidade natal.. Atuou como um dos dançarinos no extinto grupo Kaoma, e depois ingressou como animador no famoso e tradicional Cabaré Frances, Paradis Latin.
Atualmente, ele que também é compositor, está realizando um dos seus maiores sonhos que é o de cursar bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Simultaneamente, idealizou a criação do memorial “Filhos da Terra”. Que busca preservar a história e memória cultural da cidade por meio de seus filhos ilustres, sob o olhar contemporâneo do artista plástico Bel Borba.