O percussionista e compositor baiano Ricardo Carvalho está lançando, nesta sexta, dia 23, o single-clipe Aiabá, no seu canal oficial na plataforma YouTube. O single é uma das faixas de Gèlédé, álbum de estreia do músico, em fase de produção. Com direção do maestro e produtor Rafael Galeffi, o projeto conta com o apoio oficial do Coletivo Tia Marieta Samba e precisa da colaboração do público em geral para avançar nas etapas de produção, através de contribuições espontâneas via transferência bancária ou pix.
Gèlédé traz inúmeras canções autorais de Ricardo, incluindo alguns sambas, um choro, uma congada, um tradicional solo de terreiros de candomblés – Ilú Daró Quebra Prato -, e esse cântico em forma de oração, por assim dizer, Aiabá, ou, um Ingorossi para Deusas das águas, Yemanjá e Oxum.
Para a gravação do single, o percussionista contou com a participação especial do renomado músico e percussionista Gabi Guedes, além da participação dos músicos Márcio Melgaço (piano), Marcos Santos (pratos) e do diretor musical do projeto, Rafael Galeffi, executando diversos instrumentos na faixa (cello, cavaco, flauta, viola caipira e baixo).
A composição foi feita a partir de um texto Iorubá, e sua rítmica foi inspirada nos toques de atabaques do candomblé, em que contém os toques do gincá e variações do vassi. Suas raízes candomblecistas o levaram a integrar como percussionista do Grupo Folclórico do Sesc Senac, em 1998. Foi lá que a composição nasceu, através de uma reza em que o músico vivenciou durante as apresentações da companhia.
“O show Omi Olorum – As Águas de Deus, continha parte desse texto, Aiabá. Cantei a melodia numa base percussiva e surgiu a canção. Eu transcrevi o vassi em contagens diferentes de compasso.”, destaca Ricardo, que é percussionista profissional há mais de vinte anos e já atuou em inúmeros grupos como Motumbá e Viola de Doze e tocou com artistas como Carlinhos Brown e a cantora pop Maristela Müller.
Foto: Rafael Galeffi