A pandemia sob a visão de um grupo de artistas: O mundo acabou? – Blog do Marrom

A pandemia sob a visão de um grupo de artistas: O mundo acabou?

A pandemia sob a visão de um grupo de artistas: O mundo acabou?

Com roteiro de Aícha Marques, produzido por Analu Tavares e idealizado por Mariana Moreno, “O mundo acabou?” é um flash na vida de Martha (Aícha Marques), diretora teatral do grupo, e dos atores Pedro (Leandro Villa), Amanda (Analu) e Larissa (Mariana Moreno) em meio a lockdowns, isolamento social, toques de recolher e a espera pela vacina contra a Covid19. O filme tem Barbara Borgga como atriz convidada e traz o escritor e jornalista Jean Wyllys numa inusitada participação especial.

O filme será lançado dia 18 de julho, às 19h, no YouTube, (onde fica disponível até o dia 31, gratuitamente, com audiodescrição para o público deficiente visual a partir do dia 19) seguido de bate papo com elenco pelo aplicativo Zoom, e traz Jean Wyllys como participação especial.

“O mundo acabou?” é um desdobramento da websérie de mesmo nome, que foi lançada em agosto de 2020. Conta a história dos membros desse grupo de teatro durante os cinco primeiros meses da pandemia. Impedidos de trabalhar e obrigados a ficar em casa, eles passam a dialogar em videochamadas e chats por aplicativos.

Na pauta das conversas, a experiência de cada personagem: como lidar com a solidão, a falta de perspectiva de trabalho, como continuar atuando? Daí vem a pergunta que remete à célebre canção de Assis Valente: será que o mundo acabou? O curta foi realizado a distância, com reuniões virtuais e equipamentos individuais, como ocorreu também com “Cinco Vezes Comédia”, da diretora Monique Gardenberg, também centrado na pandemia e seus desafios.

“Dos atrasos das primeiras reuniões à finalização do filme, existiu a construção do que nos tornamos na pandemia. Ansiosos pelo fim, assustados com as novidades e angustiados com a incerteza do futuro próximo. Estes personagens são, cada um à sua loucura, nós todos”, conta o diretor João Lins.

A ideia de “O mundo acabou?” nasce da angústia, mas aponta para uma esperança de tempos melhores. “Veio de um impulso de resistência, do desejo do (re)encontro, da determinação em descobrir possibilidades de realização nestes tempos tão áridos, sombrios, dolorosos”, declara Mariana Moreno, que teve a ideia original e contracena com as crianças Davi e Tomaz, seus filhos, e Dinho Jr., que compõe a família da personagem.

Para Analu Tavares, que fez a produção executiva e também atuou, um desafio novo. “Atuar e produzir, duas paixões. Juntas, um risco cada vez mais inevitável. Deixar de lado a produtora e ‘receber’ a atriz foi a parte mais difícil, um grande aprendizado. Eu me sinto mais forte e muito grata a essa equipe tão competente. Acabou? Não! O Mundo tá só começando”, afirma.

Aícha Marques, que também se desdobra como atriz e roteirista, buscou na colaboração dos amigos reunidos no projeto a força para realizar. “Escrever um roteiro já sabendo que seria defendido por Leo, Ana e Mari foi, sem dúvida, uma inspiração à parte. Sou pura gratidão!”, diz. “

“É uma grande brincadeira e também um gesto de solidariedade com meus amigos e amigas atores de teatro, trabalhadores da cultura e das artes vivas, afetados pesadamente pela pandemia. Não sou ator nem quero ser, mas amo o teatro e o audiovisual. Já fiz participações especiais como esta no Porta dos Fundos, no canal do Felipe Neto e até numa novela das oito da Globo. É pura diversão e admiração pelo trabalho de meus amigos e amigas das artes cênicas”, comenta Jean.

O mundo acabou?” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto: Jean Wyllys – Divulgação