Neste sábado (3) faz 50 anos que Jim Morrison nos deixou. O vocalista e compositor da banda norte-americana The Doors faleceu aos 27 anos, em 1971, em seu apartamento em Paris, na França. Em homenagem ao artista, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, sobre as músicas do artista mais tocadas no Brasil.
Jim Morrison tem 288 músicas e 612 gravações cadastradas no Ecad. Dessas, “Light my fire“, lançada em 1967 no disco de estreia do The Doors, foi a sua canção mais tocada nos últimos cinco anos no país. “Roadhouse blues” e “Love me two times” ficaram em segundo e terceiro lugares no ranking.
James Douglas Morrison nasceu em Melbourne, no dia 8 de dezembro de 1943. Seu corpo foi enterrado no famoso cemitério parisiense Père-Lachaise, onde estão sepultados inúmeras celebridades. Nos últimos cinco anos, mais de 55% de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de músicas no Brasil foram provenientes dos segmentos de Música ao vivo, Rádio e TV.
É importante ressaltar que os herdeiros do artista continuam a receber os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98).
Ranking de músicas de autoria de Jim Morrison mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao Vivo)