Com toda essa polêmica que está tendo com a Copa América no Brasil, no meio da pandemia, me lembrei de quando foi anunciada que a Copa do Mundo de 2014 seria disputada por aqui. Eram outros tempos. Salvador foi incluída como uma das sedes, e claro que todo baiano que gosta de futebol e até mesmo quem não morre de paixão, adorou a notícia.
Além dos jogos que seriam realizados na capital baiana, na bela e recém inaugurada Arena Fonte Nova, a Bahia ainda foi escolhida como local de hospedagem pelas seleções da Alemanha (que veio a ser a campeã), Croácia e Suíça, que optaram respectivamente por Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Praia do Forte.
E o melhor estava por vir. Durante o sorteio, a Arena Fonte Nova sediou jogos importantíssimos, que atraíram a atenção de todo o Brasil e as seleções deram um show a ponto de nosso estádio, popularmente chamado de Fonte Nova, ter ficado conhecido como Fonte de Gols. E a primeira partida foi entre a Espanha, na época atual campeã, e Holanda, no dia 13 de junho.
Arena Fonte Nova foi palco de seis jogos na Copa no Brasil (Acervo pessoal) |
Lógico que eu me programei para acompanhar os jogos aqui e terminei indo a todos. E o mais marcante foi o da estreia. Primeiro pela qualidade das duas seleções. Segundo porque a colônia espanhola na Bahia é a maior do Brasil. Segundo, a Holanda invadiu a Bahia em 1624, mas logo foi expulsa por baianos – além de portugueses e, ironicamente, espanhóis. Quer saber mais o que aconteceu durante esse e outros jogos? leia no CORREIO online.