Com versões em português e inglês além de tour virtual pela casa e ateliê o artista plástico e cineasta brasileiro Chico Liberato ganha um site batizado de CHICO que vai comemorar os 85 anos e 57 de carreira profissional. O projeto reúne mais de 500 documentos garimpados e catalogados pela produtora cultural e filha Candida-Luz Liberato, que coordenou toda a pesquisa e curadoria do rico acervo do pai, com apoio da mãe, Alba Liberato. O resultado do trabalho será apresentado na próxima sexta, dia 28/05, quando será a plataforma será lançada na internet.
Consagrado pelo perfil criativo, essência autodidata e pioneiro em muitos recursos multimídia, Chico Liberato traz à tona em todos os seus trabalhos a regionalidade do Nordeste e do Brasil, valorizando o retrato e a força do sertanejo, das culturas indígena e africana tão presentes em nosso país. Basta contemplar seus desenhos, pinturas, recortes e colagens, esculturas, animações e trilhas para filmes, assim como as instalações que produziu reunindo e misturando diversos elementos artísticos que compõe o seu legado.
Muitos amigos fizeram questão de homenagear Chico Liberato participando do site, enviando alguns depoimentos. Entre eles, o diretor de cinema e roteirista José Araripe. Chico é uma inspiração para mim, para minha geração, para os fãs, artistas, desenhistas e animadores. Eu amo animação, adoro colocar animação nos meus trabalhos, dirigir animação, escrever animação e Chico é a nossa maior influência e nos orgulha bastante”.
O acesso será pelos links http://www.chicoliberato.com.br, onde as obras do artista também serão comercializadas, e https://www.chicoliberato.com.br/site/casachicoealbaliberato, que permitirá ao internauta fazer um tour virtual completo na “Casa Chico e Alba Liberato”, que há 45 anos faz história nas artes, na cultura, no cinema e na música brasileira. Tudo em português, inglês e com audiodescrição.