O documentário “Dique, Cidade Aberta”, que traz o registro da primeira viagem internacional ao sul da Itália, em 2018, de nove crianças que fazem parte da oficina de percussão da instituição será lançado online pelo Instituto Arte no Dique. a obra será disponibilizada online a partir de 24 de abril, um sábado, 15h, no canal da instituição no Youtube (www.youtube.com/artenodiquetv). O filme teve lançamento no Cine Roxy em 26 de novembro de 2019.
Dirigido por Marcos Vinicius e Felipe Seguro, com uma hora e dez minutos de duração, o filme tem título que faz alusão ao clássico neorrealista do diretor italiano Roberto Rossellini, “Roma, Cidade Aberta” (1945). Mas ao contrário do longa original que retrata a segunda guerra mundial, as crianças do Coletivo Querô ocuparam a região sul italiana com muito amor, carinho e talento.
Ao longo de 15 dias, os jovens percussionistas ficaram hospedados em casas de famílias locais e tiveram a oportunidade de se apresentarem em escolas, teatros e conservatórios de música, além de acompanharem aulas de inglês, italiano e francês.
Ficha técnica do filme:
Coordenação geral: José Virgílio Leal de Figueiredo
Direção e Roteiro: Felipe Dantas Seguro e Marcos Vinicius A. Santos
Fotografia: Felipe Dantas Seguro, Marcos Vinicius A. Santos e Nice Gonçalves
Montagem e Edição: Marcos Vinicius A. Santos.
Produção Brasil: Felipe Dantas Seguro e Nice Gonçalves.
Produção Itália: Antonella Tauro, Marco Molino e Vittorio Sabelli.
Tradução: Paula Azenha.
Assessoria de imprensa: André Azenha.
Dublagem: Adriana Ferraz, Marcos Vinicius A. Santos e Rejane Bar.
Classificação: Livre.