Como ele sabe que eu amo uma moqueca de carne seca, o Afrochefe Jorge Washington não pensou duas vezes e na primeira edição do Culinária Musical de Abri, no sábado (1o) colocou no cardápio, uma singela homenagem ao jornalista, Osmar Marrom, com a Moqueca de Carne com Mamão Verde Osmar Marrom, prato preferido do comunicador. Quem tiver assistindo poderá levar o prato pra casa por delivery, no #pralevardoafrochefe: R$50 + taxa de entrega. Claro que eu estou me sentindo 9rs). Pedidos pelo zap do Afrochefe 71 98878-4634
Na quarta edição do Culinária Musical, o Afrochefe Jorge Washington traz em abril uma programação que unirá música, gastronomia afro-brasileira e indígena, poesia e dança, uma mistura que já se tornou característica do projeto que, em 2021, passou a ser virtual por conta das limitações da pandemia. A programação será nos dias 10, 16 e 24 de abril, e será transmitida gratuitamente pelo Youtube da Casa do Benin, onde acontecia o Culinária, no Pelourinho.
No primeiro final de semana, sábado (10), a partir das 12h, a transmissão começa com o ator Fábio Santana, que vai apresentar as atrações – o cantor Mauricio Tizumba (MG), a convidada especial, cantora soprano Irma Ferreira e a performance poética de Alessandra Sampaio, que vai relançar seu livro “Transbordando Segredos À Lua”.
Consolidando o bate-papo gastronômico, o encontro da Sexta Formativa será no dia 16, com a presença do Chef Alício Charoth, que vai preparar a Concha Kaorí, prato indígena que leva Taioba recheada com ostras e ovos de quintal. “Taioba” e “taiova” têm origem no tupi antigo taîaoba (ou taîoba). “Busquei fazer uma inter-relação entre o mar e as pancs, com o prato Conhe Káori, a ideia de valorizar as técnicas de utilização das folhas como embalagens, muito comum entre os indígenas”, explica. A Sexta Formativa será às 15h também no Youtube da Casa do Benin.
Para finalizar a edição de abril, o encontro será no dia 24, sábado, a partir das 12h, que vai contar com a atração musical Cal Ribeiro e Maurício Lourenço, que convidam o percursionista, Gabi Guedes. A poesia será com Vanessa Soares (SP). O prato do dia será a Maxixada de Carne Seca, que também estará no #pralevardoafrochefe, no valor de R$50+taxa de entrega.
Edital – O projeto Culinária Musical, com gestão de projeto da Simples Produções e produção da Mil Produções, foi contemplado pelo edital de Ocupação e Dinamização dos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador para ocupar a Casa do Benin até junho de 2021.
Foto 1- Jorge Washington
Foto 2 – Mauricio Tizumba
Foto 3 – Irma Ferreira
Foto 4 – Alício Charoth