Nessas minhas andanças mundo a fora cobrindo shows e eventos da Axé Music, cada vez mais me surpreendo com a força que a música baiana ligada ao entretenimento continua tendo nos quatro cantos do planeta. Apesar de alguns detratores pregarem que estamos em baixa. Claro que não existe mais aquele boom dos anos 1980 e 1990. Hoje, a cena axé está consolidada com seu público e sendo a música preferida para embalos que atraiam multidões nas micaretas, carnavais fora de época entre outras manifestações.
Fiz essa colocação para chegar na segunda edição do CarnAustralia, realizado em 2019 na cidade de Brisbane, com as presenças da Banda Jammil (que tinha feito a primeira edição em 2018) e o grupo É O Tchan. Representado apenas por Compadre Washington porque Beto Jamaica não pôde viajar. A princípio os organizadores ficaram meio temerosos se Compadre iria segurar o Tchan. Afinal, a voz principal sempre foi de Beto.
E para alegria de todos, Compadre não só segurou a onda como fez um show animadíssimo cantando os grandes hits e comandou o concurso para escolher a Loira e a Morena do Tchan no distante país da Oceânia. A ideia surgiu poucas horas antes do show começar com o Jammil ainda com Levi Lima que depois passou o bastão para Washington. A maioria da platéia formada por brasileiros que está morando há muito anos fora do país entrou no clima, cantou e dançou em todas as musicas e participou do concurso com toda garra. Quer saber mais? Leia no CORREIO
Foto 2: Levi Lima do Jammil,Gustavo Andrade, Marrom, Iva Carvalho (produtora do Tchan) e Compdre Washington no aeroporto em Brisbane (Divulgação)
Foto 3: Danilo e Paula Magalhães