Jovens da periferia vão participar de vários encontros com profissionais do Audiovisual – Blog do Marrom

Jovens da periferia vão participar de vários encontros com profissionais do Audiovisual

Jovens da periferia vão participar de vários encontros com profissionais do Audiovisual

 

Trinta jovens de bairros periféricos de Salvador que estão participando de uma Formação Gratuita em Cinema através do Programa de Formação Cidade Alta – Cidade Baixa: A Gente Faz Cinema, estarão numa série de encontros com profissionais do Audiovisual.

Em função da pandemia do novo coronavírus e das medidas de combate a Covid-19, os encontros serão realizados de forma virtual entre 29 de março e 1º de abril. Na programação, os jovens irão discutir Assistência de Direção e Produção no Audiovisual com Lis Schwabacher e Gabriel Bico; Arte no Audiovisual com Daiane Oliveira e Flávia Botelho; Portas de Entrada para o Mercado Audiovisual: Produtoras Independentes com Solange Souza de Moraes Lima e Sylvia Abreu e Portas de Entrada para o Mercado Audiovisual: Emissoras de Televisão com Mira Silva e Silvana Moura.

“Durante as aulas online, conhecemos e nos aproximamos das nossas alunas e alunos, uma turma linda, cheia de sonhos, expectativas e criatividade! Dentro do panorama atual, no qual os riscos em relação ao COVID-19 aumentaram, foi realizada uma análise sobre os riscos da situação. Colocamos o raciocínio e a criatividade em ação e, sem colocar ninguém em risco, os jovens estão filmando seus próprios roteiros tendo uma assessoria remota dos professores”, declarou a professora de produção e responsável pela produção executiva do projeto, Karina Paz.

O projeto que está sendo executado pela produtora Tenda dos Milagres contemplou alunos do ensino médio de escola pública e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal e tem o objetivo de uma experiência afirmativa que dá ferramentas para que jovens possam se expressar cinematograficamente e serem autores, roteiristas, protagonistas, editoras e editores de suas próprias histórias.
Para Cecília Amado, uma das idealizadoras do projeto: “O audiovisual é sem dúvida a linguagem do século e os jovens têm o direito de aprender a ‘ler e escrever’ audiovisualmente para contar suas próprias histórias. Cidade Alta, Cidade Baixa é uma imersão completa no universo audiovisual para que esses jovens de Salvador possam dizer: ‘sim, a gente faz cinema!’ e,nesta etapa da formação, eles terão a oportunidade de dialogar com os profissionais que já atuam no mercado do audiovisual”.

Cecília Amado destaca ainda que “O Programa de Formação Cidade Alta – Cidade Baixa: A Gente Faz Cinema tem potencial para ser ferramenta de transformação pessoal e empoderamento. E vai muito mais além, desperta a criatividade e o sentido de pertencimento, ensinando também uma profissão aos jovens”.
Sobre a Tenda dos Milagres
Produtora criativa que surge a partir do filme “Capitães da Areia” e da vontade de continuar dialogando com a infância, temas sociais e com a mulher contemporânea. Atuante no mercado audiovisual baiano desde 2012, reúne as roteiristas e diretoras Cecilia Amado e Jamille Fortunato e a produtora Karina Paz e está à frente das séries “Da Manga Rosa” (Cine Brasil TV) e “Toda Menina Baiana” (TVE) e dos longas “O Amor Dentro da Câmera” e “Edson Gomes – Reggae Resistência”. Na área de formação, começou com as Oficinas Infantis de Lençóis (2013) em parceria com Orlando Senna e realizou os projetos CINEMIN (2014), No Centro Tem Histórias (2015) e o premiado Cinema e Sal (2015-17) onde foram produzidos 12 curtas realizados por adolescentes de comunidades pesqueiras.

Programação:

29/03 – 15h – 17h – Assistência de Direção e Produção no Audiovisual com Lis Schwabacher e Gabriel Bico.

30/03 – 15h – 17h – Arte no Audiovisual com Daiane Oliveira e Flávia Botelho.

31/03 – 15h – 17h – Portas de Entrada para o Mercado Audiovisual: Produtoras Independentes com Solange Souza de Moraes Lima e Sylvia Abreu.

1/04 – 15h – 17h – Portas de Entrada para o Mercado Audiovisual: Emissoras de Televisão com Mira Silva e Silvana Moura.