Festival em Pernambuco homenageia Moacir Santos – Blog do Marrom

Festival em Pernambuco homenageia Moacir Santos

Festival em Pernambuco homenageia Moacir Santos

Após reunir mais de 10 mil pessoas no Poço da Panela, o festival pernambucano, um dos principais espaços de projeção do gênero no estado, desembarca na internet, durante os dias 20 e 21 de fevereiro. O evento de 2021 – acessível para o mundo inteiro – reúne expoentes da música pernambucana. O primeiro dia da programação conta com shows de Dois de Paus (com participação de Nena Queiroga), Augusto Silva & Frevo Novo e Amaro Freitas Trio. O segundo tem Agláia Costa, SerTão Jazz (com Amanda Cabral e Karol Maciel) e Spok Quinteto (com Maíra e Moema). Os artistas subirão ao palco montado no Fábrica Estúdio – com obediência aos critérios sanitários definidos pelas autoridades – e terão as performances transmitidas ao vivo pela plataforma do Panela no YouTube e nas redes sociais.

Todas as atrações selecionadas para o evento dialogam com a obra do maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos, homenageado da edição virtual e – caso a pandemia arrefeça com a vacinação – física, prevista para ocorrer no bairro do Poço da Panela, em novembro, durante a Semana da Consciência Negra. O tema deste ano – “A musicalidade afro-brasileira no experimentalismo do jazz” – é inspirado na vida e na vasta produção do artista nascido em Serra Talhada, Sertão do Estado, radicado nos Estados Unidos e consagrado em palcos internacionais através de obras icônicas e parcerias celebradas com nomes da dimensão de Vinicius de Moraes e Kenny Burrell.

 

A curadoria do Panela do Jazz em 2021 fica a cargo do contrabaixista, arranjador, compositor e produtor musical Bráulio Araújo, uma das metades do Dois de Paus, escalado para o festival. Coube a ele a missão de montar uma grade artística alinhada à essência múltipla da obra de Moacir Santos e exclusivamente preenchida com atrações locais em resposta ao estímulo ao festival proporcionado pela Lei Aldir Blanc – fomento emergencial aprovado pelo Congresso para ajudar a cena musical prejudicada pela suspensão dos shows em virtude da pandemia da Covid-19.

 

“Montamos uma grade para mesclar tanto artistas com nomes consolidados na cena como novos talentos surgidos em Pernambuco, atrações bem-sucedidas na habilidade de fazer jazz e revisitar a tradição da nossa música. Tudo sob a influência do maestro Moacir Santos, a quem vão render tributos musicais. Todos nós já bebemos da fonte infindável da música dele, essa influência riquíssima da música afro-brasileira instrumental”, observa Braulio Araújo.

 

Também haverá  oferta de oficinas musicais gratuitas nos dias anteriores aos shows. Quatro aulas de uma hora cada estão programadas para os dias 18 e 19 de fevereiro e serão ministradas online pelo maestro Spok e pelo pianista Amaro Freitas, no primeiro dia, e pela percussionista Lara Klaus e pelo guitarrista Luciano Magno, no segundo dia (serão às 18h e às 20h).

Foto: Spok Quinteto – Edson Acioly