Escola de Samba Viradouro, campeã carioca em 2020, doou a baleia do desfile à comunidade do bairro de Itapuã – Blog do Marrom

Escola de Samba Viradouro, campeã carioca em 2020, doou a baleia do desfile à comunidade do bairro de Itapuã

Escola de Samba Viradouro, campeã carioca em 2020, doou a baleia do desfile à comunidade do bairro de Itapuã

Neste sábado (16)  a partir do meio-dia, será apresentada à imprensa e a toda comunidade de Itapuã a baleia que desfilou e homenageou a tradição da Festa da Baleia de Itapuã, na Escola de Samba Unidos do Viradouro campeã em 2020 do Carnaval do Rio de Janeiro com o tema que homenageou As Ganhadeiras de Itapuã e as diversas manifestações de um dos mais charmosos bairros de Salvador onde Vinicius de Moraes morou nos anos de 1970. “A escola de Samba nos doou como homenagem ao nosso trabalho com a tradição Itapuanzeira de 34 anos”, revelou Cristiano Loureiro da Coordenação da Festa da Baleia de Itapuã, idealizada pelos saudosos artistas Waly Salomão e João Loureiro, em 1987. A apresentação será no Parque do Abaeté com a participação do Grupo de Samba Pagode da Urna, os grupos Corrida das Dunas e Brutos de Stella que farão a limpeza das dunas e do entorno da Lagoa do Abaeté. E a equipe da Baleia Rosa do Amor.

Apesar de criada em 1987, só em 1988 a baleia foi introduzida  no Carnaval de Itapuã. Uma baleia Cor de Rosa inflável foi trazida por Di Andrade e o saudoso Sílvio Palmeira. A baleia chegou pelo mar no sábado e foi recebida por Gilberto Gil e Riachão cantando a música Baleia da Sé e teve a participação de vários artistas como Luiz, Caldas, Edil Pacheco, Olodum, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Paulinho Boca.

Foto 1: a Baleia que desfilou no Rio de Janeiro

Foto 2: a Baleia Rosa na  festa em Itapuã

Foto 3: Os idealiazadores da festa em itapuã: os saudosos Waly Salomão e  João Loureiro