Há 45 anos ele é o Shopping da Bahia

Há 45 anos ele é o Shopping da Bahia

 

A partir deste sábado (5)  até  31 de janeiro de 2021 no horário de funcionamento do Shopping da Bahia acontece a EXPOSIÇÃO CELEBRA 45 ANOS DO SHOPPING DA BAHIA. Em mais de 300m², a Mostra 45 anos Shopping da Bahia traz dez espaços com entrada gratuita, no 3º piso do Shopping da Bahia, que relembram a história do segundo centro de compras do país.

“Neste espaço, queremos emocionar as pessoas com um recorte daquilo que é mais valoroso para nós: a nossa relação íntima com a Bahia e o com os baianos. Nosso público vai reviver e se surpreender com o legado que construímos juntos”, comenta Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia e que começou sua carreira profissional no empreendimento há 20 anos.

 

 

Logo na entrada, um painel chamado “45 anos em transformação” reunirá um mosaico de imagens das transformações que a fachada do shopping viveu desde a inauguração. Acima do painel, uma projeção mostrará as mudanças da logomarca do empreendimento, que, em 2015, assumiu nova identidade deixando de se chamar Iguatemi e passando adotar o nome Shopping da Bahia.

O primeiro ambiente interno reúne “45 curiosidades”, com textos e objetos que fazem referência a fatos inusitados. Um deles revive a presença de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, na inauguração do shopping, em 1975. Dois dias depois, o craque jogaria contra o Bahia na Fonte Nova, num torneio amistoso.

No espaço “Linha do Tempo”, o visitante vai acompanhar 45 fatos importantes ocorridos na história do empreendimento ao longo dos últimos 45 anos. Fundado em 05 de dezembro de 1975, o Shopping Iguatemi foi um projeto do empresário Newton Rique e do construtor Alfredo Mathias, que, anos antes, tinha sido um dos responsáveis pela inauguração do Shopping Iguatemi São Paulo, o primeiro do país, em sociedade com o empresário cearense Carlos Jereissati. O nome veio da Rua Iguatemi, onde o empreendimento foi erguido em São Paulo, e que significa “rio caudaloso, ondulante”, em tupi. Anos depois, a Rua Iguatemi virou Avenida Faria Lima, centro financeiro-empresarial da mais importante cidade da América Latina.

Sempre apoiando a cultura baiana, principalmente a música, o Carnaval e a Axé Music, o Shopping da Bahia tem o carinho de grandes nomes da cena axé que gravaram depoimentos falando da relação afetiva com o empreendimento. entre eles: Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Durval Lelys, Bell Marques, Felipe Pezzoni e Márcio Vitor.