Um dos cantores e compositores mais festejados da Bahia e do Brasil, Dorival Caymmi é o tema do documentário experimental “Dorivando Saravá, o Preto que Virou Mar”, do diretor Henrique Dantas, uma produção da Hamaca viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia será na segunda-feira (16) às 22h na TV pelo canal Curta!
Caymmi, falecido em 2008, foi o primeiro a cantar os orixás do candomblé na música popular brasileira. Ele transportou para a música e para a pintura — outro de seus talentos — sua religiosidade, os misticismos de um povo e toda uma poética fortemente ligada à praia. O filme segue uma linha poética em que artista transcende a morte; Caymmi, portanto, não morreu. Virou mar.
O longa conta com imagens de arquivo em que o próprio Caymmi fala de suas percepções e filosofias de vida, além de depoimentos de artistas como Gilberto Gil, Tom Zé, Jussara Silveira, Adriana Calcanhotto, entre outros que desfrutaram da companhia do compositor ou que regravaram suas canções.