A internet tem grande importância na vida de FP do Trem Bala. O menino, que saiu de Ilhéus (BA) por causa da violência, encontrava refúgio nas lan houses de Rio das Pedras, comunidade em que se instalou com a mãe no Rio de Janeiro. Foram nesses espaços que FP começou a aprender a produzir e a publicar os seus primeiros sets no Youtube, em 2015. Por isso, nada mais justo do que comemorar o seu aniversário de 24 anos com um novo videocast – projeto em que chama diversos MCs para cantarem em cima do seu beat. A produção chega no Youtube no dia 11 de novembro.
Assim como são famosos os “cyphers” na cena do rap – produções em que se reúne diversos artistas para fazerem uma música nova e longa –, no funk, existem os videocasts. Os DJs chamam funkeiros veteranos e novatos para versarem em cima de uma produção autoral. O resultado é um medley inédito e dançante, transportando o ouvinte para um verdadeiro baile de favela.
FP do Trem Bala foi o precursor dessa prática na cena do funk carioca. Em 2018, ele lançou o “Videocast 001”, um pout-pourri de funks 150 bpm que contou com a presença de MC Cabelinho e MC Rebecca. O vídeo ultrapassa a casa dos 17 milhões de visualizações hoje. Agora, ele se prepara para lançar o 002 com a participação de grandes nomes do gênero, como Kevin O Chris, Luck Musik, Oik e MC Naninha.
Bem diferente do primeiro, gravado na favela da Rocinha, o “Videocast 002”, se inspira no filme “American Pie” e ganha a atmosfera das pool parties norte-americanas. O projeto foi gravado em uma casa com vista para o Cristo Redentor e o clima é de muita diversão, onde tudo pode acontecer. Em 8 minutos, FP aparece cantando e se divertindo com artistas e amigos. É um clipe com muita cor, sol, música e piscina – para FP do Trem Bala finalizar um ano que, apesar da pandemia, lhe fez amadurecer muito artisticamente.