“Besteira” é o nome do novo single e clipe de YOÙN e Gilsons que chega, nesta quarta-feira (11) em todas as plataformas digitais pelo selo carioca Joint. Com produção musical de Carlos do Complexo, a música transita por ritmos como jazz, house e afoxé brasileiro, com letra que reforça a importância de deixar de lado o que os outros pensam, o que falam, de ser alegre e agir livremente com o que deseja. Já no vídeo, afrofuturismo e ancestralidade são as principais referências da direção de Philippe Rios.
Inspirados nas linhas melódicas e harmônicas de Djavan, os músicos Gian Pedro e Shuna, do YOÙN, bebem da fonte do artista brasileiro para suas criações: “Sempre tivemos a célula brasileira como identidade e também inúmeras referências musicais do jazz ao clássico. Com essa ideia de misturar os elementos, pensamos nessa parceria com nossos irmãos dos Gilsons”, explicam. “Gilsons + YOÙN é uma mistura de linguagens, de universos. Nós levamos a brasilidade, os tambores, o violão e eles seguem na linha da música afro-americana moderna e jazzística, que também é uma influência pra gente”, complementam Francisco, João e José Gil, os Gilsons.
Com participação de Mwuakaa, Os22 do Passinho, Pedro Bonn, Rahiza Santos, Thaise Santos e WAGUIN, o clipe traduz a ancestralidade da juventude negra em arte com talentos locais – uma marca dos artistas que valorizam o que o Brasil e as ruas têm a oferecer.
As diversas referências ao passado e ao futuro são transmitidas pelas danças, instrumentos, cores e figurinos. “Contrapondo os demais clipes do Yoùn, em “besteira” os artistas são apresentados em uma indumentária atípica do uso cotidiano, além disso, a cenografia quase não conter elementos de cena, fazendo com que a atenção do espectador seja voltada apenas para a interpretação dos músicos. Cor, movimento e alegria são os signos que transpassam a linguagem”, comenta o diretor Philippe Rios.