Afro Fashion Day terá um Fashion Film – Blog do Marrom

Afro Fashion Day terá um Fashion Film

Afro Fashion Day terá um Fashion Film

Empoderamento, representatividade, arte e identidade negra marcam mais uma edição do Afro Fashion Day, projeto de moda do Jornal CORREIO que, em sua 6ª edição, promete revolucionar as estruturas criativas da moda nacional e internacional. Reconhecida como a maior e mais importante passarela negra do país, o projeto – nascido em homenagem ao Mês da Consciência Negra, traz para 2020 um projeto 100% online, acompanhado do lançamento de um fashion film inédito, gravado nos bairros de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa e Candeal, além do Parque São Bartolomeu, em Salvador.

Resgatando cinco séculos de uma herança cultivada no Oeste da África e que mais tarde viria a se tornar símbolo cultural na Bahia, o dendê – fruto do dendezeiro e ingrediente essencial da culinária baiana – foi o tema escolhido para inspirar a edição 2020, que será transmitida no próximo dia 20 de novembro, nas redes sociais do Jornal CORREIO*.

Numa sinergia de elementos, este ano a data tem comemoração dupla, visto que a sexta-feira (20/11/2020) representa também o dia típico de “comida de azeite” na Bahia, onde se usa o “dendê” como ingrediente principal –  fruto que nasce negro e brilhante do dendezeiro e, quando maduro, alcança uma coloração que varia do amarelo ao vermelho alaranjado.

“Geralmente eu gosto de trazer para o ‘Afro’ temas que tenham ligação com aspectos culturais, que permeiam a nossa identidade; e o dendê está intimamente ligado ao ser baiano! É o nosso ingrediente mais representativo e por isso eu quis trazê-lo como tema do AFD 2020. Estamos usando uma cartela de cores que partiu das tonalidades do dendê, como preto, amarelo e o vermelho alaranjado; e as marcas criaram seguindo esse mood”, assina o produtor de Moda Fagner Bispo.  

Desfilando 36 marcas (30 de roupas e 6 de acessórios)  — Adriana Meira, Alafia, Ateliê Casalinda, Balbina, Black Atitude, By Aninha, By Mário Farias, Closet, Com Amor Dora, Costa Ribeiro, Fagner Bispo, Filipe Dias, Gefferson Vila Nova, Isaac Silva, Incid, Jeanne Gubert, Jeferson Ribeiro, João Damapeju, Katuka, Kelba Deluxe, Lu Samarato, Marc Bell Ethnic Revival, Mb Conceito, Meninos Rei, Mônica Anjos, N Black, Negrif, Preta Brasil, Realeza, Regina Navarro Bellaoyá, Rey Vilas Boa, Sanporttï, Silverino Oju, Sou Diva! Tá Bom pra Vc?, Soudam, Soul Dila, Ziê. – e 30 modelos – 21 de agência, três convidados e 6 das seletivas do Tik Tok escolhidos pelo público –, o Afro Fashion Day se tornou um movimento de transformação social, um levante de bandeira das causas raciais e um catalisador de discussões importantes sobre a presença do negro e da sua imagem nos espaços, mas principalmente na moda.

Realizado pelo Jornal CORREIO e sob coordenação de Luciana Gomes — Gerente Comercial do jornal; Vanessa Araújo – Coordenadora de Projetos do Correio; Danilo Bittencourt — analista encarregado do AFD 2020 e Gabriela Cruz — editora de Conteúdo do Estúdio Correio; a equipe que integra o Afro Fashion Day 2020 é formada por Fagner Bispo – produtor de moda; Renan Benedito — videomaker do fashion film; Dino Neto & Equipe — cabelo e maquiagemEdgar Azevedo — fotógrafo, e Telefunksoul — produtor musical responsável pela trilha sonora.

“A equipe desse ano está bem compacta! Estamos trabalhando com um número pequeno de pessoas para evitar aglomerações, e o filme também será produzido em etapas, durante cinco dias! Todos estão seguindo à risca os protocolos de segurança diante da pandemia de coronavírus. As expectativas, no entanto, são sempre as melhores! Esse ano temos vivenciado uma experiência nova, de mostrar o evento através do filme, embora eu acredite que será tão emocionante quanto as edições anteriores, que eram presenciais”, explica Fagner.  

Ao longo dos últimos cinco anos, o AFD ocupou os espaços da Cruz Caída (2015 e 2016), Porto Salvador Eventos (2017), Museu du Ritmo (2018) e Terreiro de Jesus (2019). Em seu Ano 6, o Afro Fashion Day 2020 traz inovação tecnológica e interconexões digitais, ao promover suas tradicionais seletivas de new faces por meio da plataforma Tik Tok e findar com um fashion film disponibilizado nas redes sociais.

SELETIVA NO TIK TOK

Uma importante novidade de 2020 foi a “Seletiva Tik Tok”, iniciativa que gerou oportunidades aos jovens Vitória Carmo (1º lugar na seleção feminina com 820 votos), Katarine Cardoso (2º colocada com 617 votos) Thalia Neres (3º lugar com 420 votos), Ednei William (1º lugar na seleção masculina com 830 votos), Deivid Silva (2º colocado com 610 votos) e Rafa Araújo (3º lugar com 570 votos) de integrarem o fashion film do projeto.

A seleção, encerrada no último dia 14, totalizou mais de 37 mil visualizações e o pico de quase 5 mil views por vídeo entre os dias 10 a 12 de outubro. Entre 12 candidatos, foram eleitos os três vídeos masculinos e três femininos mais curtidos na página na página oficial do Jornal CORREIO no Tik Tok.

SOBRE O AFRO FASHION DAY

O Afro Fashion Day é um projeto de empreendedorismo, impacto social e de moda criado pelo jornal CORREIO em 2015, com o objetivo de celebrar o mês da “Consciência Negra”. Reconhecido como o maior evento de moda negra do Brasil, o AFD é responsável por levar modelos das comunidades às passarelas, engajando marcas locais e milhares de espectadores em um evento feito para a Bahia. Com uma nova temática para cada edição, o 6º ano consecutivo do Afro Fashion Day traz o “dendê” como norteador da produção artística e cultural do projeto, além do “fashion film” — novidade audiovisual em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Para mais informações sobre o projeto, acesse www.correio24horas.com.br/afrofashionday.

Fotos: Florian Bocchia