Comemoração na família Gil que está em Salvador com sua mulher Flora. O documentário REFAVELA 40, sobre o LP do cantor compositor Gilberto Gil, “Refavela”, lançado originalmente em 1977 é um dos indicados ao Emmy Internacional 2020 na categoria “Programação de Artes”. Trata-se de uma parceria entre a HBO Latin America, Conspiração e Gege com direção de Mini kerti. A cerimônia de premiação será em novembro.
REFAVELA 40 fala importância do disco “Refavela”, criado a partir da experiência de Gilberto Gil no Festival Mundial da Arte e da Cultura Negras, realizado na Nigéria, e apresenta vários depoimentos inéditos e imagens de arquivo. O documentário conta com as presenças de Rubão Sabino, baixista; Robertinho Silva, baterista; e Djalma Corrêa, percussionista, que acompanharam o cantor na turnê africana.
O documentário exibe ainda o show na Concha Acústica do TCA realizado em 2017, que integrou turnê comemorativa ao álbum. A apresentação, conduzida por Bem Gil, contou com a participação especial das cantoras Céu e Maíra Freitas, de Moreno Veloso, filho mais velho de Caetano Veloso, e do próprio Gilberto Gil.
REFAVELA 40 é produzido por Roberto Rios, Eduardo Zaca, Patrícia Carvalho e Rafaella Giannini, da HBO Latin America Originals, e Gustavo Baldoni, Renata Brandão e Mini Kerti da Conspiração, em parceria com a Gege, com recursos da Condecine – Artigo 39. O documentário tem concepção de Bem Gil, Flora Gil, Andrea Franco, direção de Mini Kerti e foi distribuído com exclusividade pela HBO Latin America.