Maria Bethânia foi a maior intérprete de Gonzaguinha – Blog do Marrom

Maria Bethânia foi a maior intérprete de Gonzaguinha

Maria Bethânia foi a maior intérprete de Gonzaguinha

O cantor, compositor Gonzaguinha ( filho de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião) que se estivesse  vivo completaria 75 anos na ultima terça-feira (22)  teve na baiana Maria Bethânia sua maior interprete até hoje. O levantamento foi feito pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

Entre os cinco primeiros desta lista, também estão Leo Gandelman, seu filho Daniel Gonzaga, Emilio Santiago e o seu pai Gonzagão, com quem manteve uma relação turbulenta. Já a canção mais gravada até hoje de sua autoria foi “O que é, o que é”. Essa também foi a música que liderou o ranking das mais tocada nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública. Logo depois dela aparecem “Lindo lago do amor”, “Sangrando”, “É” e “Começaria tudo outra vez” entre as primeiras colocações.

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro, e nos deixou em abril de 1991, vítima de um acidente automobilístico. No banco de dados do Ecad, o artista tem 294 obras musicais e 342 gravações cadastradas. Mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais, nos últimos cinco anos, foram provenientes dos segmentos de TV, Show, Rádio e Música ao Vivo.

É importante ressaltar que seus herdeiros continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).