A série brasileira Revolta dos Malês dirigida por Belisário França e Jeferson De e exibida pela Sesc TV, foi classificada para o prêmio do Internacional Black Film. Em sua décima quarta edição o festival é conhecido por exibir produções com as histórias negras do ponto de vista de seus protagonistas. É o que acontece com a Revolta dos Malês
Para quem não sabe a Revolta dos Malês aconteceu em Salvador, na noite de 24 de janeiro de 1835, durante o Brasil Império. Foi uma rebelião organizada pelos escravos de origem islâmica (sobretudo das etnias hauçá e nagô).
O principal objetivo da Revolta dos Malês, segundo os historiadores “era a libertação dos escravos. Além disso, eles queriam exterminar o catolicismo – religião imposta à eles desde o momento em que chegaram ao Brasil – e o confisco dos bens das pessoas brancas e mulatas. Havia também o objetivo de implantar uma República islâmica no país. Mas tudo isso foi reprimido pelas tropas imperiais”.
Foto: Ashley Malia | Foto: Divulgação |
No bairro de Itapoã foi fundado o Bloco Afro Malê Debalê que luta contra o racismo e pela ocupação de espaços pelo povo negro. O Malê se consagra através de canções, danças e fantasias que levam para os circuitos do Carnaval de Salvador questionamentos e reflexões sobre a história e vida de seu povo.