Se estivesse vivo, o cantor e compositor Freddie Mercury completaria 74 anos neste sábado (05/09). Infelizmente ele nos deixou em novembro de 1991, aos 45 anos. Em sua homenagem, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um estudo sobre as obras musicais do artista e reuniu as principais informações que constam sobre ele em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina.
Freddie Mercury é reconhecidamente uma das maiores referências mundiais do rock. Sua carreira como vocalista da banda britânica Queen teve momentos marcantes, como o lançamento da música de sua autoria “We are the champions”, em 1977. Além de ser uma das suas canções mais famosas e populares, ela também foi a sua mais gravada até hoje, de acordo com o levantamento do Ecad. “Bohemian rhapsody”, “Crazy little thing called love”, “Love of my life” e “Somebody to love” vêm em seguida neste ranking.
Já no ranking das músicas mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública, o Ecad constatou que a liderança é de “Crazy little thing called love”, que teria sido escrita por Mercury como um tributo a Elvis Presley.
Freddie Mercury foi o nome artístico escolhido por Farrokh Bulsara, que nasceu em Zanzibar, na Tanzânia. O artista tem 183 músicas e 2.160 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de Shows, Rádios, Cinema e Música ao vivo, que correspondem a mais de 65% do que foi destinado aos seus herdeiros, que continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98).
Ranking das músicas de autoria de Freddie Mercury mais gravadas