Para celebrar os 78 anos do cantor e compositor Caetano Veloso nesta sexta-feira (7) o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez estudo especial em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, sobre suas músicas mais tocadas e gravadas. Ao lado dos filhos Moreno, Tom e Zeca, Caetano também realiza nesta sexta-feira sua primeira live durante a quarentena.
A expectativa para o show online é grande e Caetano Veloso deve ter preparado os sucessos que mais marcaram os seus quase 60 anos de carreira. E foram muitos. Por isso, o Ecad preparou dois rankings especiais: um deles com as músicas do artista mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública e outro com as suas músicas mais gravadas por outros artistas.
Músicas mais tocadas:
O hit do artista mais tocado entre os anos 2015 e 2019 foi “Sampa”. Em seguida, se destacaram “Você é linda”, “Você não entende nada”, “Linha do equador”, composta em parceria com Djavan, e “O leãozinho”.
Já entre as músicas mais gravadas de autoria de Caetano Veloso por outros artistas, “Baby” lidera a preferência. Também fazem parte desta lista canções como “Sampa”, “A rã”, “Você é linda” e “Força estranha”.
Outra curiosidade levantada indica que Gal Costa é a cantora que mais gravou músicas compostas por Caetano Veloso, até o momento. Em seguida, na lista do Ecad, aparecem os também baianos Maria Bethânia, sua irmã, e Gilberto Gil, que formaram com ele o grupo Doces Bárbaros, na década de 1970. Completam a lista dos cinco principais intérpretes Maria Gadú e Milton Nascimento.
Artistas que mais gravaram músicas de Caetano
O artista tem atualmente 609 músicas autorais e 1899 gravações no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, mais de 85% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs, Shows, Música ao vivo e Rádios.
Músicas de Caetano mais gravadas por outros artistas