Historiador, professor doutor em História da Cultura Negra, Jaime Sodré que morreu nesta quinta-feira (6), aos 73 anos, em Salvador, também era professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), antigo Cefet. Isso todo mundo já sabe. Mas tem um outro fato que a maioria não conhece: ele foi baterista de uma das bandas mais influentes do cenário musical em Salvador dos anos 1970. A Banda CREME. Que era formada além de Sodré por Perinho Santana (guitarra), Moisés Gabrielli (guitarra/baixo )e Luciano Carneiro (baixo), agora o único sobrevivente dos quatro que aparecem na foto.
“A base era o rock com fortes raízes regionais e o nome era uma influência da admiração que Jaime Sodré tinha por Jim Capaldi baterista do grupo inglês Cream. O nome da banda era Cremes ai eu mudei para CREME”, quem explica é o publicitário baiano Gui Bamberg que mora em São Paulo. Gui participou ativamente como empresário da segunda formação da banda que tinha também Alberto Som na percussão. Edu “boca de trombone” no sopro, Luciano Silva na flauta e Magno no piano.
Depois que a banda acabou Perinho foi tocar com artistas como Caetano Veloso, Raul Seixas, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Gal Costa. Moisés Gabrielli integrou a Banda Eva nos tempos de Ivete Sangalo e Emanuele Araujo. e Luciano Carneiro mora na Paraíba e há pouco esteve em Salvador onde foi com o irmão Eduardo e o amigo Mauricio Almeida assistir um jogo do Bahia na Arena Fonte Nova: os três são torcedores ferrenhos.
Foto 1- Jaime Sodré
Foto 2- Banda CREME da esquerda para a direita: Perinho Santana, Luciano Carneiro e Jaime Sodré (sentados) e Moisés Gabrielli (em pé)
Foto 3- Ensaio no terreiro do Bogum do show Rosa de Marquinhos Queiroz em 1976 . Da esquerda para a direita: Carlos Alberto Querino Silva, José Eduardo do nascimento, Ary Dia, Jaime Sodré, Tuzé de Abreu, Guilherme maia e Marquinhos.
Foto 4 – Eduardo Carneiro, Mauricio Almeida e Luciano Carneiro
As fotos são dos arquivos de Mauricio Almeida e Marquinhos Queiroz (Aristides Alves)