As primeiras notas sobra a saída do vocalista Tuca Fernandes do Jammil e a entrada (ainda não confirmada oficialmente) de Levi Lima, do Via Circular, para substituí-lo, foram postadas no site Bocãonews, de Zé Eduardo. Como é publico e notório a amizade de longos anos de Bocão, com o empresário Paulo Borges sócio da TPM (Tuca, Paulo e Manno) e da Carreira Solo (com Manoel Castro); e dos proprios integrantes da banda, ficou claro que não se tratava apenas de especulação. Ou como se diz na Bahia: debaixo desse angu tem carne.
O blog procurou entrar em contato com as partes envolvidas. Oficialmente ninguém quer falar, negar ou confirmar. Então o que conseguimos apurar foi o seguinte:
1 – Os advogados Manoel Pinto (de Tuca Fernandes) e Marcelo Ayres (Jammil) estariam resolvendo todos os tramites jurídicos para que a sociedade seja desfeita sem maiores conflitos. Por isso ninguém quer se pronunciar para não atrapalhar as negociações.
2 – Tuca partiria para um novo trabalho que pode ser com uma nova banda chamada Balada. Ou então Tuca e Balada. Portanto aquela história de que Tuca iria definitivamente tocar o projeto de música eletrônica, que tem com Ricardo Ferraro (Rambo do Asa de Águia) não procede. E mais: segundo foi apurado, o Bloco Balada que desfila no circuito Dodô (Barra/Ondina) ficaria com Tuca.
3- Levi Lima deve assumir os vocais da nova Jammil. A dúvida é saber se os músicos da banda continuam com o novo projeto do Jammil ou se acompanhariam Tuca.
4 – Em meio a toda essa movimentação, Manno que estava de férias na Europa e chegou a ser acusado de ser o pivô da separação, saiu de cena. Está concentrado na escolha do repertório e na produção musical do DVD do novo Jammil a ser gravado na Estrada Real de Minas, já com Levi nos vocais.
5 – Os contratantes dos principais carnavais fora de época de todo o Brasil estão acompanhando atentamente todo o caso. Alguns confessaram apreensão com o que vai acontecer depois desse racha. Outros deixaram claro que apoiarão os dois projetos. Vença o melhor. Ou vençam os dois, que é o que todos desejam.
6 – Sobre Levi todo mundo já sabe: trata-se de uma das grandes revelações da música baiana nos últimos anos. Compositor de mão cheia, com bom trânsito no meio artístico e com a imprensa. Pernambucano de nascimento, baiano de coração e adoção, Levi foi descoberto pelo empresário Jarbas Veiga que o levou para fazer backing vocal no Terra Samba, na época de Reinaldo e depois com o projeto Via Circular. Ele é compositor do hit Palácios e Castelos, regravado pelo maior ídolo sertanejo do momento, Luan Santana.