Ao lado de Carlos Negreiros, o maestro e musicista baiano Letieres Leite da Orkestra Rumpilezz é um dos destaques do Festival Moacir Santos Edição Especial 2020. Eles se apresentam nesta terça-feira, 20h com o tema Orquestrações afro-brasileiras. O evento iniciado ontem (19) prossegue até 26 de julho, semana em que se comemora o aniversário do artista. Idealizado pela flautista Andrea Ernest Dias, evento reunirá na web atrações do Brasil e dos Estados Unidos com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.
Compositor, arranjador e multi-instrumentista virtuoso, o pernambucano Moacir Santos (nasceu em 26 de julho de 1926 e morreu em 6 de agosto de 2006) ganhou reconhecimento internacional pela sofisticação harmônica e originalidade de sua música, extraída de matrizes tão diversas como os ritmos afro-brasileiros, o jazz, o choro e os sons do sertão nordestino.
Admiradora incondicional e biografa do maestro, a flautista carioca Andrea Ernest Dias mantém viva a memória e o legado do artista através do livro Moacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro e com o Festival Moacir Santos, que este ano prevê conversas, música, lançamentos e palco aberto virtual para mostra de vídeos no canal do Youtube do festival.
Foto 1: Letieres Leite (Uanderson Britess/Divulgação)
Foto 2: Moacir Santos