Ganhador da Palma de Ouro com O Pagador de Promessas Anselmo Duarte faria hoje 100 anos – Blog do Marrom

Ganhador da Palma de Ouro com O Pagador de Promessas Anselmo Duarte faria hoje 100 anos

Ganhador da Palma de Ouro com O Pagador de Promessas Anselmo Duarte faria hoje 100 anos

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes com o filme O Pagador de Promessas, o cineasta paulista Anselmo Duarte se estivesse vivo completaria nesta terça-feira 100 anos. Baseado numa história do baiano Dias Gomes, o filme  de 1962, tinha nos principais papeis o ator Leonardo Vilar (Zé do Burro) e Glória Menezes. Foi filmado no centro histórico de Salvador e emocionou o mundo.

Ele Ganhou a Palma de Ouro  e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1962  filme que também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Em Cannes Anselmo concorreu ao prêmio de melhor diretor com Michelangelo Antonioni, Roberto Bresson, Luis Buñuel e Sidney Lumet. Anselmo.  Ele Também dirigiu outros clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo e Vereda da Salvação. Atuou no filme Tico Tico no Fubá e participou da novela Feijão Maravilha na Globo.

Para seu centenário não passar desapercebido seu filho Anselmo Duarte Júnior (fruto de um casamento com a atriz Ilka Soares) criou um site  https://anselmoduarte100anos.com.br/onde você pode encontrar tudo sobre a vida e a obra desse artistas que mesmo trazendo esse prêmio único para o Brasil não teve o merecido reconhecimento. Eu tive o prazer de ficar amigo de Anselmo  Duarte Junior que durante muito tempo morou na Bahia, casou-se e teve filhos com outra amiga Sandrinha Santana. Hoje, Anselmo mora em Natal no Rio Grande do Norte onde atua como diretor de cinema e publicidade.