Noticias vindas do Rio de Janeiro informam que o cantor e compositor Moraes Moreira (72 anos, ele nasceu dia 8 de julho de 1947) morreu nesta segunda-feira em sua casa na capital carioca. A noticia foi confirmada pelo Blog através do também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, amigo do artista e integrante dos Novos Baianos. Emocionado Paulinho mal conseguia falar, apenas informou que ele morreu dormindo segundo relato de um irmão de Moraes.
Primeiro cantor de trio elétrico (que antes era apenas instrumental) o baiano Moraes Moreira é um dos artistas mais importantes da música popular brasileira. Desde os tempos em que fazia parte do grupo Novos Baianos, ao lado de Baby, Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Galvão. Depois ele partiu para carreira-solo e há poucos anos retomou a parceria com o grupo fazendo o show de reabertura da Concha Acústica, depois percorrendo o Brasil. esse show resultou na gravação de um DVD.
Com os Novos Baianos no disco Acabou Chorare (1972, eleito pela Rolling Stones Brasil como um dos 100 melhores álbuns da história da música brasileira) ele imortalizou a música Preta Pretinha. Também é autor de sucessos como Pombo Correio, Lá vem o Brasil descendo a Laceira, Bloco do Prazer, Vassourinha, Sintonia, Chame Gente, Chão da Praça, Festa no Interior (também gravada por Gal Costa) entre outros.
Foto: André Fofano