Dois musicais para assistir na Sexta-feira Santa – Blog do Marrom

Dois musicais para assistir na Sexta-feira Santa

Dois musicais para assistir na Sexta-feira Santa

Todos os anos quando chega a Semana Santa é regra. As TVs abertas e até alguns canais fechados exibem filmes clássicos sobre a vida de Jesus Cristo. Muitos deses filmes, inclusive ganharam o Oscar, consagraram atores e diretores e apesar do tempo (muitos tem mais de 50 anos) não deixam de encantar os cristãos. A exemplo de Os Dez Mandamentos (1956) dirigido por Cecil B. DeMille; Ben Hur (1959) com direção de William Wyler foi indicado em 12 categorias do Oscar e ganhou 11; Sansão e Dalila (1949) mas um épico com a assinatura de Cecil B. DeMille; A Biblia (1966) de John Huston; e Quo Vadis (1951) dirigido por Mervyn LeRoy. Só para citar alguns.


Mas nos anos 70 novos diretores resolveram mostrar a vida de Cristo na forma de musical e até mesmo como uma ópera rock a exemplo de Godspel – a Esperança, e o mais conhecido de todos: Jesus Cristo Superstar. os dois foram apresentados como musical na Brodaway ante de ganhar as telas do cinema e conquistar o mundo. De vez em quando alguma emissora os exibe, mas eles estão disponíveis no Youtube.

Na foto: Carl Anderson (Judas), Ted Neeley (Jesus) e Yvonne Elliman (Madalena) -Jesus Cristo Superstar

Jesus Cristo Superstar

É uma ópera rock de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice escrito em 1970 e lançado num álbum conceitual sté chegar a Broadway em 1971 e desde sua estreia continua encenado em todo mundo. Ate que foi parar no cinema em 1973 pelas mãos do diretor Norman Jewison com Ted Neeley (Jesus), Carl Anderson (Judas Iscariotes) e Yvonne Elliman (Maria Magdalena). Foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora daquele ano. Aliás a trilha tem canções que fizeram sucesso como Hosanna”; e “I Don’t Know How to Love Him, numa bela interpretação da atriz e cantora Yvonne Elliman.
A ação do film ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação. Nos dias de hoje quando o politicamente correto é muito forte não sei se o filme seia bem recebido, apesar de ser muito bem feito. Isso porque o ator que interpreta Jesus é branco e o Judas é um negro. Esse ator por sinal já morreu.

Godspell – A esperança
O título completo é Godspell: um musical baseado no evangelho segundo São Mateus) foi filmado também em 1973. Trata-se de uma adaptação cinematográfica do musical Godspell Off-Broadway de 1971 (por sua vez, baseado no Evangelho de Mateus), criado por John-Michael Tebelak com música e letra de Stephen Schwartz. Dirigido por David Greene o filme traz uma moderna versão do Evangelho Segundo São Mateus. João Batista (David Haskell) monta uma banda com jovens discípulos para seguir e divulgar os ensinamentos de Jesus (Victor Garber). Eles formam uma trupe teatral que apresenta parábolas pelas ruas e pontos turísticos de Nova York da atualidade.Entre as belas canções destaque para o sucesso “Day By Day”.