Da assessora Erica Saraiva recebemos a seguinte nota falando sobre as cartas que a associação de produtores enviaram ao Prefeito e Governador, apresentando propostas para socorrer o setor cultura, também impactado pela pandemia do Corona Vírus.
“Há uma semana, a Associação Produtores.BA enviou carta ao prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e a autoridades municipais de cultura, em que apresentou propostas para o setor cultural da música independente contemporânea em que atua, na tentativa de garantir a sobrevida das empresas que representa, durante o isolamento social que a pandemia da COVID-19 requer, e na retomada da economia após o momento de crise. Nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3), a entidade protocolou documento similar ao Governo do Estado da Bahia, à Secretaria de Cultura, à Fundação Cultural e à Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa).
A Fundação Gregório de Matos (FGM) respondeu à carta de teor do âmbito municipal de imediato, se colocando à disposição para ajudar, especialmente em um momento futuro, e, posteriormente, sinalizou interesse em realizar uma videoconferência, ainda sem data definida.
Na carta ao governador Rui Costa (anexo), a Produtores.BA sugere a formação de um Comitê de Crise da Cultura no Estado para analisar e discutir as medidas enumeradas, que compreendem quitação de contratos 2019 e 2020, descontos e/ou isenção em taxas e impostos de leis de incentivo e pautas, linhas de crédito com prazos maiores e a baixos juros, editais de premiação que contemplem a cultura em plataformas digitais on-line, entre outras.
Desta vez, 30 empresas da associação assinaram a carta destinada ao poder público estadual, entre elas, representantes de Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina e Vitória da Conquista, além da capital baiana. Algumas produtoras da ABAPE (Associação Baiana de Produtores de Eventos) apoiaram a iniciativa da Produtores.BA e subscreveram a carta.
Ciente da compreensão da gravidade em que se encontra o setor cultural de produção de eventos e shows musicais por parte da editoria de cultura dos veículos de imprensa, a Produtores.BA conta com o apoio na divulgação das propostas e no acompanhamento das tratativas.
A Associação está à disposição para discutir o documento e a temática como um todo nos veículos de comunicação interessados.”