Quem me deu a informação sobre a morte Prof. Dr. Jamary Oliveira foi o seu ex-aluno Alfredinho Moura que o considera um gênio. Alfredinho, que formatou a chamada Axé Music, confessou que o professor o ajudou muito para que ele fosse estudar na Áustria: “O Jamary, depois de Lindembegue foi, para mim, o melhor que a UFBA produziu em música”.
Segue a nota de Pesar da Escola de Música da UFBA
“É com profundo pesar que informamos o falecimento do colega aposentado Prof. Dr. Jamary Oliveira no início da noite deste domingo (29).
Nascido em Saúde, no interior da Bahia, Jamary foi compositor e professor, tendo atuado também como diretor da Escola de Música da UFBA (EMUA). Membro da Academia Brasileira de Música, da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da International Society for Music Education (ISME), membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (SBMC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música (SONARE); seu nome figura em dicionários de música e músicos em diversos idiomas, além de estar presente em fontes de referência a respeito da música do Brasil e da América Latina.”