“Nossa principal motivação, além de levar alegria ao Carnaval de Salvador, é resgatar e conservar tradições que foram mantidas por muito anos pelas antigas gerações de organizadores da Mudança do Garcia, tradições estas como os blocos de travestidos e o exercício da democracia por meio das inclusões com atuações e pautas essenciais na nossa sociedade como a valorização da imagem feminina e exaltação das questões LBGTQ+”
Pois é. Até a noite de sexta-feira eu também não conhecia. Foi quando pegando um UBER com meu amigo Niltinho o motorista chamado Adriano começou a me falar do Bloco, contou as histórias e disse que Azabelhinhas já tinham sido entrevistadas por Maria Menezes no programa Mosaico. Ai entrei em contato com os organizadores que me mandaram o histórico:
“Nascido em 2016, na segunda feira da Mudança do Garcia, o bloco apareceu tímido. Iniciado na motivação de quatro amigos apenas com intuito de se divertir e fazer algo diferente no Carnaval de Salvador. Nos vestimos de abelha e saímos seguindo os trios elétricos da mudança. Nesse mesmo dia, após muita diversão e descontração, a primeira gratificação veio do olhar direto da Rainha Ivete Sangalo, no circuito Barra-Ondina, seguido de um beijo e da frase que nos marca até hoje: “Um beijo minhas abelhinhas lindas”!! Aquele momento foi suficiente para nos motivar a retornar no ano seguinte, tamanho sentimento nós tomou.
No segundo ano, e só com convites entre amigos, retornamos à avenida com 16 abelhas e mais uma vez tivemos a certeza de que a nossa missão era fazer o nosso bloco crescer e marcar a mudança do Garcia!! No ano de 2018 nos entregamos por inteiro em busca de um sonho que para muitos não seria possível: o Paredão puxando o bloco d’Azabelhinhas!!
Depois de muitos esforços e desacertos fechamos o paredão. Sangue, suor e noites de sono perdidas foram as ferramentas para lapidar o sonho que se tornou realidade no dia 12 de fevereiro de 2018!! Com a melhor playlist de todas pronta, com o paredão preparado na praça e o frio na barriga, nada mais faltava pra ser tudo lindo. E foi! E como foi! Olhar de cima do paredão e ver nosso som “topando” os trios elétricos e ter não só nossas mais de 40 abelhas e amigos dançando nossas músicas, mas uma verdadeira massa nos seguindo nos encheu de orgulho e superou todas as expectativas e esforços que tivemos para que tudo acontecesse!!
Aquele momento, para nós, foi o verdadeiro início!! O início do que ouvimos até hoje nas ruas: “vocês marcaram a Mudança do Garcia”. Cumprimos nossa missão! Agora a meta é superar a meta e marcar o Carnaval de Salvador e levar nossa alegria ao máximo de pessoas possível!!
Em 2019, ano marcante! Incluímos as florzinhas no bloco, trazendo mais colorido para a nossa festa formando nosso lindo jardim. E foi sensacional, adesão em massa, ao todo mais de 120 pessoas pulando atrás do paredão entre abelhas e flores!
Neste ano viemos com uma proposta nova, a mudança da fantasia, e optamos por contextualizar com o espírito esportivo que chega no ano de 2020 trazido pelas Olimpíadas, que será realizada no Japão. Nossas abelhinhas se enfeitam de líderes de torcida e nossas florzinhas, como tal, flores de cerejeira típicas do Japão, popularmente conhecida como sakuras.