Artista baiano expõe em New York – Blog do Marrom

Artista baiano expõe em New York

Artista baiano expõe em New York

Quem está de volta a Salvador é o artista plástico baiano, Totonho depois de uma temporada nos EUA. Em novembro ele abriu a sua exposição “A Mão do Homem” na Galeria Stride Arts em Nova York que fica em cartaz até 15 de dezembro de 2019.

“Temos a honra de apresentar a primeira exposição individual de Totonho em nossa galeria Stride Arts”, diz Chang Ge Aaronson, diretora da galeria. “As pinturas de Totonho não só celebram a beleza e pureza da natureza, elas também resgatam a esperança e inspiram os observadores para amar e proteger o nosso ambiente, e sonhar e lutar por um futuro ecológico melhor”.

A exposição de Totonho leva o público a uma viagem extraordinária pela floresta tropical brasileira, mostrando sua flora e fauna. As belas árvores, plantas, rios e pássaros nas pinturas de Totonho nos lembram a importância da natureza. Além disso, suas pinturas críticas mostram o lado da humanidade que não gostamos; destruição, devastação e até o racismo e a desigualdade que gera. Mesmo assim, suas pinturas críticas muitas vezes têm um elemento positivo, devido ao otimismo de Totonho e seus sonhos de um futuro melhor para todos. “Desejamos apresentar Totonho e compartilhar sua história, arte e visão com os nova-iorquinos e o mundo”, acrescenta Chang Ge Aaronson.

Sobre o artista

Totonho é um artista Baiano autodidata. Ele começou a pintar muito cedo, usando terra, plantas, café e carvão para fazer suas primeiras pinturas. Com cerca de 14 anos já morando em Cachoeira, se mudou do Recôncavo baiano para Salvador. Aqui ele refinou suas habilidades e conheceu outros artistas.

Nos anos 80, ele foi um dos fundadores da Associação dos Artistas Populares do Centro Histórico de Salvador. Ele teve sua primeira exposição no Brasil em 1973, e sua primeira exposição fora do Brasil em 1988. A partir desse momento, ele mostrou seu trabalho com sucesso em muitas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal, França, Espanha, Grã-Bretanha, Bélgica, Suíça, Itália, Alemanha, Áustria, Holanda, Canadá e EUA.

Em 2009 Totonho inspirou o músico americano Robert Irving III a compor Sketches of Brazil
(Esboços do Brasil), uma homenagem orquestral ao Miles Davis e Gil Evans, que estreiou na sua presença no Millennium Park em Chicago. Em 2011 e 2012 ele participou do Fórum d’Avignon, uma reunião internacional da cultura, da economia e da mídia, na França. Atualmente Totonho reside e trabalha no Brasil, em Portugal e na Holanda.

Fotos: Natan Fox e Galeria Stride Arts