Justiça e Carnaval – Blog do Marrom

Justiça e Carnaval

Justiça e Carnaval

Foi meu  querido amigo Léo Barsan que mandou essa noticia:

“O advogado, carnavalesco e escritor baiano Otto Pipolo lançou, nesta semana, o livro “Sistema Jurídico aplicado ao Carnaval e às demais manifestações culturais”. Conhecido como o “advogado do Carnaval”, Pipolo propõe uma incursão pelo mundo da folia em 28 países de diversos continentes. No livro, o autor defende que as manifestações culturais precisam ter, do ponto de vista jurídico, os direitos cumpridos à risca, a fim de garantir a realização dos eventos de forma satisfatória a todas as partes envolvidas.

“O direito de viver o Carnaval não exclui os deveres que devem ser cumpridos por foliões e setores público e privado responsáveis pela organização da maior manifestação cultural do povo brasileiro. Desde os casos de importunação sexual ao trabalho infantil, da compra de abadás ao serviço de hospedagem, da organização do desfile de blocos à criação de uma secretaria específica para a Festa de Momo, todos os aspectos têm base jurídica que os disciplinam ou norteiam”, ressalta o autor.

O lançamento da obra ocorreu no Teatro Casa do Comércio, em Salvador, e contou com a participação das comunidades jurídica e carnavalesca, representantes da cultura e da arte baiana, além de uma inusitada mistura de ritmos reunindo, por exemplo, o sapateado com a bateria do Olodum e a guitarra baiana de Armandinho Macêdo. O livro está disponível nas livrarias Cultura”.