Um pedido de minha amiga Ivanna Soutto eu não nego de jeito algum. Por isso publico a nota que ela me enviou sobre a festa do Babalorixá Balbino Daniel de Paula que tem como filhos, além dela, o escritor Júlio Braga, a empresária Solange Carybé, a produtora o empresário Pedro Tourinho a cantora Maria Gadu e meu colega de redação Dadá Jacques.
“No próximo dia 24 de agosto, às 9h30h, o Ilê Asè Opô Aganju celebra com uma cerimônia afro-cultural os 60 anos de Xangô Aganju do Babalorixá Balbino Daniel de Paula. Obarayí, como é conhecido no Brasil e no Exterior, festeja junto aos seus filhos e a comunidade do Candomblé, seus 60 anos de iniciação, com uma programação religiosa pela manhã, acompanhada de uma celebração cultural com a participação da Egbomi Vovó Cici e o Coral do Aganju; do Ogan do Terreiro e Ator Érico Brás, além da luxuosa presença do cantor Aloysio Menezes.
Balbino foi iniciado em 1959, pelas mãos de sua mãe-de-santo, Mãe Senhora do Ilê Axé Opô Afonjá, alguns meses antes tinha comemorado as suas bodas de ouro, por coincidência no dia de aniversário de Pierre Fatumbi Verger (4/11). Fatumbi era muito ligado a Mãe Senhora e mais tarde a Balbino, ao ponto de ser uma das pessoas responsáveis pela criação e instalação do terreiro Ilê Axé Opô Aganju, Patrimônio Imaterial, tombado em 2003 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, no Alto da Vila Praiana, em Lauro de Freitas.