o cantor e compositor baiano Rafael Pondé que mora na Filadélfia (EUA) está lançando nesta sexta-feira o EP Nordeste Revival com seis faixas autorais. O lançamento acontece, simultaneamente, em todas as plataformas digitais, e o primeiro show está agendado para o Joe`s Pub, na cidade de Nova Iorque, no dia 23. A fusão de estilos musicais está presente desde o início da sua carreira solo, há quase 15 anos, com o disco “Átomos, palavras e canções”.
Em Nordeste Revival, gravado no primeiro semestre deste ano, entre o estúdio da American University em Washington DC e seu home estúdio na Filadélfia, Pondé, além de revisitar os ritmos como baião, ixejá e samba-reggae, inserindo novas linguagens, conta com a participação de músicos e compositores de diversos países (ver ficha técnica).
“Artistas maravilhosos fizeram comigo essa viagem, que torna universal a musica brasileira de origem nordestina, como é o caso de Christylez Bacon, rapper de Washington DC, que tem uma indicação ao Grammy, a colombiana Laura Lizcano, Rob Curto, sanfoneiro e pesquisador americano da nossa música, TJ Turqman que tocou baixo, Robsete que tocou zabumba e Eugen Kim, violinista de Jazz sul-coreana, além do grupo Batala DC e ainda duas canções compostas em parceria com meu amigo colombiano Funkcho Salas, da banda Caribe Funk”.
Recentemente, Rafael se tornou membro da Academia Musical do Grammy Latino e duas canções do seu disco último disco “Live at Boom Room” – Voltar para a Bahia e Vale do Capão – participam de uma votação nas categorias melhor canção em língua portuguesa, gravação do ano e canção do ano.
Nordeste Revival
1.Cartagena Feat Laura Lizcano
(Rafael Pondé /Funkcho Salas)
2.Panela Seletiva
(Rafael Pondé)
3.Não vai destruir o amor
(Rafael Pondé)
4.Noite Vil
(Rafael Pondé /Funkcho Salas / Edu Casanova)
5.Lampião de Maria
(Rafael Pondé /Janaina Moreno)
6.Jah Innocence feat Batala DC
(Rafael Pondé)