O sempre querido professor Nelson Prettto manda avisar que as Polêmicas Contemporâneas, disciplina/evento da Faculdade de Educação oferecida para toda a universidade e sociedade, estão de volta. Nesse semestre já estão inscritos 249 alunos, de todos os cursos da UFBA
O tema de abertura dos debates na próxima segunda, dia 25/02/2019 será Carnaval de ontem e hoje. E o amanhã? e acontecerá às 19 horas no auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA, na Federação.
Para resgatar os carnavais do passado e, sem saudosismo, ou apesar dele, pensar como está hoje e qual o futuro do carnaval da Bahia foram convidados:
Carol Fantinel, mestre e doutoranda em Cultura e Sociedade, pesquisadora do carnaval de Salvador sob a perspectiva do patrimônio cultural imaterial. Ela coordena o projeto Memórias de Momo (www.memoriasdemomo.com.br), pesquisa que se debruça sobre movimentos e expressões culturais que não compõem a “memória oficial” da festa.
O cantor, compositor Ricardo Chaves, que é formado em Administração de Empresas pela EAEB e atua no carnal desde 1982, tendo comandado alguns dos principais blocos de Salvador, com vários prêmios de melhor puxador de trios e, até hoje, segue participando da festa.Hoje está também com carreira solo com o projeto MUDEIdeNOME.
Natália Almeida e Alessandra Flores, do Bloco de Hoje a Oito,bloco já tradicional do carnaval do Santo Antônio.
Integrantes do Olodum e do Alerta Geral.
Dois depoimentos especiais abrirão o debate: o do compositor e cantor Mano Góes e do artista Plástico Juarez Paraíso. Polêmicas Contemporâneas é um componente curricular oferecido pelo Departamento II da Faculdade de Educação da UFBA para todos os cursos da UFBA. Os debates são sempre abertos ao público,