Já faz parte do calendário. A banda Chiclete com Banana mantém a tradição e realiza o Ensaio Geral. Trata-se de uma prévia do que Bell Marques e sua turma vão apresentar na Avenida durante os seis dias de Carnaval. O evento será realizado no próximo sábado, a partir das 15h, em Praia do Forte.
Além do Chiclete, se apresentarão as bandas Timbalada e 5%. Com produção da Cara Caramba, o Ensaio Geral é comercializado pela Central do Carnaval. A festa derivou do Baile Patropi, organizado a partir de 1982 como forma de resgatar os bailes carnavalescos do Yatch Club.
Neste período, havia uma espécie de competição entre o Clube Baiano de Tênis e o Yatch Club, que disputavam o título de melhor baile da cidade. Logo na sua primeira edição foi um sucesso. Três anos depois, a festa passou a ser realizada no Clube Bahiano de Tênis e, posteriormente, passou pelo Clube Espanhol e pela Bahia Marina.
Em 1990, quando o Chiclete fechou a parceria com o Bloco Camaleão, o nome da festa mudou para Ensaio Geral do Bloco Camaleão. E as mudanças não pararam por aí: a ideia era fazer uma festa com uma nova roupagem, mantendo apenas a tradição do evento acontecer todo sábado antes do Carnaval.
O nome da festa se encaixou perfeitamente no seu objetivo principal, que era fazer o último ensaio do Chiclete com Banana, um show com mais de três horas de duração, fazendo com que os foliões tivessem uma prévia do que Bell e o Chiclete com Banana fariam durante o Carnaval. “Se contarmos desde a época do Baile Patropi, a festa já tem 29 anos e faz parte do calendário de festas do baiano”, diz Joaquim Nery, diretor do bloco Camaleão e da Central do Carnaval.