De minha querida amiga Angélica Coelho Dourado, recebi o seguinte texto, muito bem escrito e informativo sobre o Tico Mia, Eu recomendo leitura e uma visita ao evento:
‘Em se tratando de São João, não podemos deixar de falar do Forró Ticomia, festa de camisa pioneira nesse segmento na Bahia e no Brasil, e do seu importante papel na conservação e respeito às tradições juninas em nosso país.
O respeito ao forró acompanha a festa desde sua origem, quando um grupo de universitários baianos a fundaram com o objetivo de preservar os costumes e ritmos da maior celebração do Nordeste. Hoje, 30 anos após sua fundação, o Ticomia ainda mantém seu maior combustível, o forró, realizando uma festa marcada pela cultura e tradição, sem ignorar, contudo, os conceitos de modernidade que tornam o evento ainda mais convidativo.
A festa ocorre na Fazenda Eldorado, mesmo local do primeiro arrasta-pé, na cidade de Ibicuí/Ba. São mais de 15 mil pessoas, de diferentes estados e regiões, formando uma verdadeira nação com sede de forró, tradição e alegria. E não é à toa que o Ticomia 2018 será a única festa de camisa do São João da Bahia a trazer uma grade de atrações 100% forró. O evento que acontecerá no dia 23 de junho, contará com grandes atrações do cenário nacional: Mano Walter, Dorgival Dantas, Gabriel Diniz, Lordão, Calcinha Preta, Luan Estilizado e Mastruz com Leite.
Além disso, o Ticomia reforça o clima junino com um espaço alternativo apelidado de “Vila do Forró”, onde várias bandas se apresentam em um coreto trazendo o autêntico forró pé-de-serra com músicas consagradas pelos grandes nomes: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José entre outros.
O evento oferece um mega serviço all inclusive, colocando à disposição do público, comidas dos mais variados tipos como: tapioca, pamonha, amendoim, milho cozido, crepe, tapioca recheada, churrasquinho (frango, carne e calabresa), acarajé, abará, porco no rolete, costela bovina no rolete, queijo coalho, doces, entre outras. Sem contar também com a grande variedade de bebidas como: sorvete de cachaça, cerveja, licor, água, refrigerante, cachaça com raízes ou pura, coquetel de frutas, caldo de cana, água de côco e muitas outras. Você pode conferir a lista completa acessando o site www.forroticomia.com.
O Ticomia se apresenta ainda, como uma festa democrática, sem camarotes ou áreas separadas, promovendo máxima interação entre os foliões. A proposta de uma festa junina por essência move os organizadores do evento, que buscam o oferecimento de uma experiência única por meio da qual ainda é possível viver as raízes de um nordeste junino.
Em tempos de esquecimento, manter a tradição e o legado do forró é um verdadeiro ato de coragem. E assim, o Forró Ticomia rompe com a conjuntura atual, sendo movido pelos acordes de um ritmo conecta milhares de corações nordestinos. Afinal, como disse o véi Jacó: “Luiz, tu pode ser famoso, mas teu pai é mais tinhoso. E com ele ninguém vai, Luiz. Respeita os oito baixo do teu pai! “. Ao Forró e aos seus mestres, nosso máximo respeito.