Cerimônia do Pilão de Oxaguiã – Blog do Marrom

Cerimônia do Pilão de Oxaguiã

Cerimônia do Pilão de Oxaguiã

Do meu colega de redação do CORREIO, Mauro Akin Nassor recebi a seguinte nota que publico no Blog:
No próximo sábado, 21, o Terreiro Ilê Asé Alá Obatalandê, em Lauro de Freitas, sob regência do babalorixá Anderson argolo de Oxalá, realizará a celebração da cerimônia do Pilão de Oxaguiã (Oxalá novo). O evento, que terá início a partir das 20 horas, é uma tradição do culto do candomblé, que tem sua origem nos ritos africanos trazidos para o Brasil pelos ancestrais negros.

Oxaguiã teria nascido em Ifé, uma antiga cidade iorubá no Estado de Osum, no sudoeste da Nigéria, bem antes de seu pai tornar-se o rei de Ifan. Valente guerreiro, Oxaguiã desejou, por sua vez, conquistar um reino. Partiu acompanhado de seu amigo Awoledjê com esse objetivo. Oxaguiã não tinha ainda este nome. Chegou num lugar chamado Ejigbô e aí tornou-se Elejigbô (Rei de Ejigbô). Ele tinha uma grande paixão por inhame pilado, comida que os iorubás chamam iyan. Elejigbô comia deste iyan a todo momento; comia de manhã, ao meio-dia e depois da sesta; comia no jantar e até mesmo durante a noite, se sentisse vazio seu estômago! Ele recusava qualquer outra comida, era sempre iyan que devia ser-lhe servido.
Chegou ao ponto de inventar o pilão para que fosse preparado seu prato predileto! Impressionados pela sua mania, os outros orixás deram-lhe um cognome: Oxaguiã, que significa “Orixá-comedor-de-inhame-pilado”, e assim passou a ser chamado.

Com a cerimônia do PILÃO DE OXAGUIÃ, o Ilê Asé Alá Obatalandê encerra o CICLO DAS ÁGUAS DE OXALÁ.