Não bastasse Brown já ter anunciado que deixa o Carnaval de rua em 2019; vários blocos não vão desfilar na quinta e terça do Carnaval 2018 no circuito Dodô (Barra/Ondina) outra noticia chega para deixar os foliões de cabelo em pé. Em comunicado oficial à imprensa, Compadre Washington anunciou que o Pagode Total, que desfila na quinta-feira no circuito Osmar Macedo (Campo Grande/Avenida) jogou a toalha. Não vai desfilar este ano. Conversei com o Compadre pelo telefone e ele explicou a situação:
“Sem patrocínio não temos como colocar o Pagode Total na rua. Porque a gente tem que pagar antecipadamente as taxas, mandar fazer os abadá, pagar aos cordeiros, seguranças, tudo isso isso requer dinheiro na mão. E os associados compram em cima da hora e pagam no cartão. Ano passado para o bloco sair eu tive que tirar dinheiro do bolso e correr todos esses riscos. Foi puxado.”
“Eu tentei até o último momento colocar o Pagode Total na rua e não interromper uma trajetória de 17 anos levando alegria para o folião na avenida. Mas quando fiz as contas, juntamente com minha família, chegamos a conclusão que ia ficar muito caro e em tempos de crise a gente não pode correr esse risco. Por exemplo: mando fazer uma quantidade xis de abadás e não vende tudo? Como tenho que pagar antes, olhe o problema?
“Como eu falei temos apoio do projeto Ouro Negro. Mas o dinheiro sai uma metade antes e a outra depois do Carnaval. E você sabe que fornecedores, trabalhadores, querem receber o seu, logo. E com razão. Trabalhou tem que ser remunerado. Lamento, estou triste, mas é a vida”.