Depois da primeira apresentação de Carlinhos Brown, na sexta-feira (22) a sofisticada casa de blues e jazz, a Blue Note Rio (uma franquia de New York), não será mais a mesma. Após participar na quinta-feira (21) da final do The Voice Brasil na Globo, o Cacique do Candeal lançou seu novo álbum, Semelhantes, o décimo sexto da carreira, no espaço que é a nova sensação das noites cariocas. E como manda o figurino, Brown preparou um show digamos um pouco cool. Primeiro com um dueto em áudio com sua filha Clara Buarque na música Ruidinho. Em seguida atacou com o trecho mais conhecido da clássica ópera O Guarani de Carlos Gomes. E nessa toada ele cantou Ararinha, do filme Rio, Marabô, Maria de Verdade, Mares de Ti, Seu Zé, recebeu uma convidada Nanda Garcia na música Ilustres. Cantou Maos Denhas em que Chico Buarque seu ex-sogro ( Brown foi casado com Helena Buarque com quem tem quatro filhos) participa também em áudio declamando uma letra do baiano. E por ai foi. Mas quem disse que o público que lotou a casa iria se conformar com Brown, digamos comportado? Não teve jeito. Depois que ele cantou Uma Brasileira (hit feito com os Paralamas do Sucesso) e Anshansu (Obaluaê) para encerrar a apresentação de 1h30, foi a senha que a plateia esperava.
Brown voltou para um bis. Que se estendeu por mais uma hora. E foi difícil tirar o cacique do palco. Justiça seja feita. Ele estava seguindo à risca o roteiro. Mas a plateia, a essa altura já contagiada com o ritmo baiano, a energia da Axé Music não deixava ele parar de jeito algum. Para desespero da produção, comandada por Andréa Mota sua mulher e produtora além do staff composto por Flávio Dultra e Érica Medeiros. Foi uma apoteose. Brown agradeceu ao carinho recebido e pontuou que desde aquela apresentação no Rock in Rio “quando jogaram muitas garrafas de água mineral em mim” recordou ele sorrindo, ele não fazia um show na cidade maravilhosa. Valeu a pena. E no final revelou: “Pretendo fazer outro show aqui cantando minhas músicas que foram gravadas por Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Chiclete com Banana, Bell Marques e muitos outros hits”. Que segundo ele “muita gente nem sabe que são minhas”. Desde já agradecemos que ele faça isso. E mostre em Salvador também.
O show prossegue hoje, no mesmo horário, 21h no Blue Note Rio. Brown está sendo acompanhado por Thiago Pugas (teclados e produção musical); Jaguar Andrade (guitarras); Abará e Man (baixo e percussão); Danilo Nascimento, Lucas Xavier e Dedé Reis (percussão).
Fotos: Felipe Panfili/Divulgação
O jornalista viajou ao Rio de Janeiro a convite da produção