Debate importante – Blog do Marrom

Debate importante

Debate importante

 União das Entidades de Samba da Bahia (Unesamba)– que reúne os noves blocos representantes da tradição do ritmo – encerra o ciclo de atividades deste ano com a 7ª edição do seu fórum de debates com o tema “A importância das entidades de matriz africana a para o Carnaval de Salvador”. O evento aberto ao público que ocorre no museu Eugênio Teixeira Leal, das 14h às 18h,  desta quinta-feira (14) irá contar com especialistas sobre o assunto e tem o propósito de elaborar uma carta de reivindicações que será entregue ao Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar).

 A mesa de discussão será formada pelo diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves, pelo coordenador de pesquisa e eventos da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba) e gestor cultural, Edivaldo Bolagi, pelo presidente do bloco Cortejo Afro, Alberto Pitta e por Makota Valdina Pinto, do terreiro Tanuri Junsara. Também participam do evento, dirigentes de blocos que representam os segmentos culturais envolvidos.

 “O propósito é discutir caminhos para que seja evidenciada e reconhecida a importância que nós já     sabemos que temos dentro do carnaval e no fortalecimento da cultura baiana. Então, vamos reunir representantes de órgãos envolvidos na festa para estabelecer parcerias que evidenciem e fortaleçam o trabalho e o carnaval dessas entidades”, disse o diretor da Unesamba e presidente do bloco Alvorada, Vadinho França.

 Dentre as ações de fomento, estão na discussão a ampliação tempo de exposição e o espaço de divulgação nos veículos da imprensa e as cotas de patrocínio da iniciativa privada que são disponibilizadas para os blocos. “Nós consumimos vários produtos comercializados durante o carnaval e somos os produtores do elementos culturais que representam a Bahia a atraem os turistas pelo mundo. Então, é possível uma reformulação nos dê retorno desse capital simbólico que construímos”, disse o presidente do Alvorada, destacando a consolidação do desfile dos blocos de samba nos primeiros dias do Circuito Osmar.